Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O foco do nosso olhar.


" Os vossos olhos são a candeia de vosso corpo.
Se vossos olhos forem bons, todo o vosso corpo será luminoso,
entretanto se eles forem maus, todo vosso corpo será treva,
e quão grandes serão essas trevas!"

(Jesus)


Essas afirmações de Jesus refletem o que vai dentro de nossas almas. Devemos usar os nossos olhos no sentido do bem, da forma que melhor beneficiem nossas almas. Procurar ver em nosso próximo sempre um lado bom, um aspecto positivo.


Corre pelo mundo uma história que não consta nos Evangelhos:

"Certa vez , Jesus ia em companhia de seus apóstolos, em direção a um vilarejo, quando deparou com o cadáver de um cachorro, em adiantado estado de putrefação.
Os apóstolos viraram o rosto e taparam o nariz, para não verem o cadáver e não sentirem o mau odor que dele exalava. Jesus, no entanto, fez o contrário, foi em direção ao cadáver do cão, abaixou-se, examinando-o e disse:
Que belos dentes ele tinha!"

Onde os apóstolos viram apenas coisas desagradáveis, o Mestre viu um lado bom: os belos dentes.

Assim devemos proceder, procurando achar sempre um lado bom em nossos semelhantes.
Devemos usar o nosso "olho bom", para que a nossa alma se engrandeça e se ilumine aos olhos de Deus.

fonte: "Os Quatro Sermões de Jesus"
autor: Paulo Alves Godoy



O foco como enxergamos o mundo é o resultado de dificuldades na nossa vida, quantos somos cegos em relação ao que realmente podemos recriar no nosso Eu.
Vivemos com dores e sofrimentos que são, muitas vezes, marcas impostas a nós por outrem na nossa infância e pelo meio social em que vivemos.
Esquecemos o grande potencial que trazemos como bagagem, perdemos as malas no meio do caminho.

E, tão cegos ficamos , entretidos na nossa dor, nos nossos " ais" que nossos olhos ficam adestrados a só ver o lado negativo dos outros e da vida.


Essa passagem de Jesus - o fazer bom uso dos nossos olhos - é uma das melhores maneiras de libertação dessas amarras.
É um simples exercício: "mudar o foco de nosso olhar".

Se a cada defeito que, instintivamente, enxergarmos no nosso próximo(mesmo ele não sendo a melhor pessoa do mundo) se focarmos uma qualidade dele...

se conseguirmos a cada dia encontrar algo de bom naquele ser...

aos poucos, vamos percebendo o milagre das mudanças efetuadas em nós.

Ficamos mais leves, pois deixamos de carregar o "peso" dos defeitos do outro;

que só serão nossos se os quisermos para nós.

Ninguém nasce perfeito, mas podemos nos transformar, a cada dia, passo a passo, num ser melhor.

Que nossos olhos só enxerguem a beleza,
mesmo que à princípio, nos custe domesticar nossos instintos; tão acostumados estamos a criticar, a nos defender... atacando.
É uma experiência que dá bons frutos.
Os grandes beneficiados seremos nós mesmos, pois isto nos libertará das prisões da alma. Aumentaremos nossa auto-estima.

E se juntarmos um sorriso, uma palavra amiga... melhor será.

E como Jesus...

aquele que conseguir olhar um cadáver e ver seus belos dentes,

já terá subido um ou muitos degraus na sua evolução espiritual.

18 comentários:

Cristina Paulo disse...

minha querida, sábias palavras! quantas vezes somos celeres a julgar o outro, a apontar defeitos, a ver o lado escuro de cada um...contudo todos os seres têm o seu lado bom, têm também a sua centelha divina...e partilhamos todos a chama da vida.
Beijos de luz

adriana disse...

Querida,
Belíssima mensagem!
Façamos assim.
A&L

Isa Grou disse...

Olá Izabel!

Que texto e que post mais lindo e verdadeiro!
Parabéns!!!

Beijos.

Cris França disse...

Ai Izabel! que texto! amei-o

todas as vezes que venho aqui levo algo de bom de você, obrigada por essa generosidade em dividir tua sabedoria conosco. beijos minha amiga

Maria Izabel Viegas disse...

Amadas Siala, Adriana, Isa e Cris...

É mesmo assim, sei que vocês também pensam como eu, ecomo nos ensina a história.
Achei-a tão bela, que precisava compartilhar.

E, Cris, minha sabedoria?
E com quem eu aprendo todos os dias?
Com vocês, minhas queridas!
Obrigada.
Um beijo nos seus lindos e puros corações!

Unknown disse...

Querida amiga, sinto muito a sua falta e visitar sua pagina fez-me lembrar dos nossos momentos bons.
Amei sua mensagem,e gostaria muita de compartilhar um texto com voce, que com sua sabedoria irá traduzir e iluminar nossas vidas.
"Na 1ª noite eles aproxima-se e colhem 1 flor do nosso jardim e ñ dizemos nada.
Na 2ª noite, já ñ se escondem: pisam as flores, matam nosso cão e ñ dizemos nada. Até que 1 dia o mais frágil deles entra só em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo nosso medo,arranca-nos a voz.E porque não dissemos nada, já ñ podemos dizer nada"
Vladimir Maiakóvski.
Espero ansiosa suas palaras sábias sobre esse texto.
Saudades!
Anizia

Maria Izabel Viegas disse...

Minha amda Anizia
Quanta saudades de vc!!! Estava esperando o seu tempo... então, vamos continuar aquela viagem? M liga, linda.

Adorei Maiakóvski.Pode deixar que já , já...faço um post e coloco-o para nossa reflexão.
Espero que estejas bem, amada!
Nunca sei quando te encontro... me liga!
Hoje valeu a pena dormir mais tarde... Re-encontrei vc! como foi o niver?
Obrigada por vir aqui...amei!
Beijos neste lindo coração.

belzinha disse...

izabel eh tudo uma grande verdade ,mas eu de mim ja nao sei..cansei de ser prestativa demais ,de nao ver defeitos ...
nao faço p agradar ..sempre fiz de coraçao ..mas ultimamente eu so estou me ferrando ..perco amizade por ser muita verdadeira ...o que penso falo ...enfim nao sei mais nada ..eu te adoro muito tu eh uma das primeiras amigas do meu orkut ... beijos fique com deus ..

Maria Izabel Viegas disse...

Amada Bele, "não se perde alguém que nunca foi nosso". É uma verdade. Amigos verdadeiros nos amam como somos.
Não entra no astral do outro, muitas vezes na vida somos feridos e nem sabemos o porquê.
Quem sabe não seja essa a nossa grande lição nesta vida...aprender a olhar aquele que nos abandona com respeito. Com certeza, amiga, por experiência própria, só quando me desliguei do que o outro fez a mim , e entendi que não poemos mudar ao nosso semelhante, mas podemos, sim, mudar a nossa maneira de conviver comisto, e seguir em frente. faz este favor a si mesma... procura quando lembrares desse alguém... mudar a imagem para algo que te faz muito feliz.( aquele mergulho nas águas, lembra!!?? risos
não permita que teu pensamento fique aprisionado.
pensa também que não podemos " forçar" que os demais sejam como nós queremos, por mais amor que tenhamos.
vc é uma bela pessoa, querida.
estás a ter muitas anmizades e isso acontece. a vida é para quem quer ser mais forte que a dor.
Obrigada pelo imenso carinho que sinto que tens por mim.
Sou-lhe imensamente grata.
seleciona aqueles que te fazem sorrir e perdoa, ou pelo memos, "tenta esquece" os " do contra".
Dê-lhes a liberdade de escolher a quem eles querem ser amigos.
E seja feliz, amiga do meu coração!
beijooooos!

Silvia Freedom disse...

Querida Linda Izabel,


Que lindooooo...é isso mesmo.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Maria Izabel. Quantas palavras belas. Quanto conforto. Senti, ao lê-las um alívio tão grande, que pareceu-me estar abraçada à minha filha, quase sentindo o calor de seu corpo. Graças a Deus, somos espíritas. A certeza da vida após a vida é que nos dá força suficiente para continuar, mesmo sem muito entusiasmo. Afinal, ainda somos imperfeitos... estamos aprendendo... e tentando ser melhores pessoas, para vislumbrarmos futuros mais felizes. Obrigada, amiga por suas palavras de carinho. Beijos.

Unknown disse...

LINDO!!Amei!
saudades!!
bjs!
Anizia

Maria Izabel Viegas disse...

Cibele, amiga querida do Blog Metamorfoses me deixou este recado,a quem peço desculpas por tê-lo apagado. Houve uma falha na conexão e pensei já tê-lo publicado.Consertando meu erro , e por amar tudo que Cibele fala, sua sabedoria é imensa. aqui está:

Cibele disse:
"Lindo, Maria. Incrível como tudo está em sincronia, pois hoje mesmo estava a observar o que a sua mensagem passa. Que possamos ver no outro um espelho de nós mesmos, seres cheios de luz e amor.
Beijo na alma"

Cibele querida,
impressionante é o que nos acontece. muitas vezes vou a Blogs e leio justo a mensagem que esatva pronta para me aconselhar ou fala aquilo que eu vivencio.
Por tal a vida nossa é belo o observar os sinais.
Obrigada sempre querida por vir ao meu Cantinho e desculpa-me, mais uma vez.

Joéliton Santos disse...

Olá Pessoal,
É com muita satisfação que venho para divulgar meu primeiro livro.
Entre no meu blog e confira o meu filhote.


Por favor, ajude minha divulgação. Coloque no seu blog meu livro.
Abração

Unknown disse...

Maria Izabel

Quando me deixou o comentário no Cova do Urso, dizendo-me que estava lincado ao seu blogue, eu nem imaginei que fosse em forma de destaque... Pensei que fosse na sua lista de blogues.

Para minha surpresa encontrei o meu o meu urso na barra direita deste seu blogue. Deixou-me emocionado e encantado. Fez isto em 2 blogues seus. É mesmo uma honra, à maneira antiga.

O seu projecto é lindo.

Kanimambo ('obrigado' numa língua de Moçambique)

Beijo

Cristina Paulo disse...

Bom dia :) tens um selo lá no meu cantinho. Uma excelnete semana!!!
Beijos de Luz

Norma Villares disse...

Os olhos são espelhos da alma, tanto internamente como externamente. E há duas opções, ver no outro o espelho daquilo que é interno e precisa ser resolvido, bem como, vê no outro que já completou e solucionou suas questões pessoais e transcendeu, e seguir como o exemplo e guia. Muito bom seu texto Izabel. Continue... abraços sublimes

G I L B E R T O disse...

Maria

Que belos dentes ele tinha!

fora do contexto a frase perde o valor, mas dentro da parábola, ganha magia e encantamento!


Que belos dentes ele tinha...

Grato pela lição que nos destes!

Assim são teus posts, lições!

Amei teu blog!

Abraços e sejas feliz!