Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Cantigas de roda... mensagens d' alma!

Quem não brincou quando criança cantando alegremente em lindas cirandas.

Feche os olhos e lembre-se...

"Ciranda, Cirandinha , vamos todos cirandar"...
"O cravo brigou com a rosa"...
"Onde está a margarida olê olê olá"...

E esta , eu amo até hoje, muito ninei meus filhos, puro encantamento e devoção:

"Se esta rua , se esta rua fosse minha; eu mandava, eu mandava ladrilhar...com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes, para o meu, para o meu amor passar"...
quem não gostaria de enfeitar com pedras preciosas lapidadas com nosso Amor... o caminho onde passará os nossos amados?


Quanto a imaginação fluia; não havia nada mais que incomodasse e fizesse sofrer uma criança ao bailar na roda e a cantar , evocando a fantasia, trazendo o sonho, que é na realidade o "estado perene da alma de uma criança".

Por que lhes falo em cantigas de roda?
Primeiro para que façam uma Viagem Mágica no Tempo...
Fechem os olhos... lembrem-se daquela linda criança que foi ...
todos nós fomos lindas crianças...
nós tínhamos olhos mágicos e asas de anjos, que nos levavam onde queríamos ir.

Veja bem, pequenina criança linda: lembre dos seus sonhos, daquele mundo multicor que só nossos sonhos infantes conseguiam enxergar...
e traga-a ... bem devagar, aos poucos...
mas muito cuidado, esta sua criança é um cristal valioso, que ainda mora lá dentro de seu coração.
E que ela se abra num sorriso , neste teu rosto de agora e que lhe faça ser feliz!
Nunca devemos deixar que nossa criança interior fique esquecida...
ela nos traz viço, energia, doce olhar e suave encanto.
Guarde-a... mas sempre ao seu lado, em volta de si...a brincar ,
fazendo-lhe esquecer os problemas; deixe-os para amanhã, quando eles acontecerem.
Hoje seja feliz!
Sorria, és belo e bela como a sua criança!
O amanhã talvez encontre-o mais aberto à vida!
Encontrando as melhores decisões a tomar!

Ah! e lembrei-me desta cantiga de roda: A Canoa Virou.
Ouça a música dentro de si (estás ainda de mãos dadas com sua criança), ela saberá cantá-la:

"A canoa virou"

"A canoa virou
Por deixar ela virar.
Foi por causa da Maria
Que não soube remar."

e assim iam cirandando e, pouco a pouco, todos eram chamados e tinham que virar na roda, andando de costas, até que num momento, o canto mudava:

"Ai! se eu fosse um peixinho
Soubesse nadar
Tirava a Maria
Do Fundo do mar."

E assim...
todos, a cada chamado, voltavam a alegremente cirandar , mãos dadas, de frente, a cantar! Livres!


Luiz Antonio Milleco, musicoterapeuta e psicólogo, cego de nascença , autor de vários livros e canções lindas nos mostra nesta e em outras análises - "as canções da alma" no seu livro :"O Lado Oculto do Folclore" - as mensagens subliminares dos mitos e cantigas do nosso folclore.
Saudades das belas palestras que assisti deste homem iluminado.

A Canoa Virou me encanta pela profundidade da lição:
a canção da alma aqui encarnada e sua jornada pela vida.

Segundo Milleco, a canoa seria a própria vida de cada um.
"Cada pessoa conduz a sua própria embarcação estando sujeito ao destino e ao livre arbítrio."

O virar da "canoa da vida" de cada um refere-se assim às consequências da inabilidade ou dos temores próprios, o que é apontado pela própria consciência individual.

"O fundo do mar, simbolizaria as regiões profundas da nossa alma, onde muitas vezes nos vemos mergulhados."

É aquele fundo do poço em que nos sentimos, sem nada entender, sem nada enxergar, pois estamos imersos nas águas escuras, perdidos, sem encontrar soluções para nossos problemas. E quantas vezes assim nos sentimos.

"O final da cantiga refere-se ao sentimento de solidariedade e ao desejo de ir ao encontro de quem sofre."

É a imagem crística do Peixe, sentimento de amor e compaixão,
que vai até onde nossa alma padece e nos alivia do peso, nos abraça, nos enlaça...
é o perdão que na verdade nós mesmos nos damos, ao darmos um novo rumo às nossas vidas, tocados pelo amor...
é a imagem divina de ninguém merece sofrer eternamente!

E de que sempre existe "alguém" a nos estender a mão e nos trazendo de volta...
no instante em que nossa alma, cansada de sofrer, abre a consciência para o entendimento, para o chamado do caminho certo a seguir!
Temos mãos amigas neste plano, através de nossos amigos; ou das mãos invísiveis dos Mestres Ascensionados, dos anjos de luz que só esperam que nós ouçamos as suas vozes e que acordemos para novamente...
ir cantando felizes na Roda da Vida!

4 comentários:

Unknown disse...

Que belo e encantador post. Maria Izabel, você conseguiu colocar lá tudo o que pretendia transmitir. Gostei muito e fez-me muito bem. Abraço e bom fim-de-semana.

adriana disse...

Que lindo!
Parabéns!

Maria Izabel Viegas disse...

Amigo António Rosa,
Fico imensamente feliz quando minha mensagem transmite paz. Obrigada, querido amigo,sempre gentil!
que sejas feliz neste descanso semanal. se é que descansas...
=)))
Beijos na sua bela alma!

Maria Izabel Viegas disse...

Adriana querida!
Obrigada! Seu: "Que lindo!" foi tão lindo, que "senti" daqui!
beijos nesta alma linda!