Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Mestre da Paciência


O MESTRE DA PACIÊNCIA

"Conta a lenda que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre . O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo. Chegou a jogar algumas pedras e cuspiu em sua direção e gritou todos os tipos de insultos.
Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.
No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o homem se deu por vencido e retirou-se.


Impressionadas. as pessoas perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.

O mestre perguntou:


- Se alguém chega até você com um presente e você não o aceitar, a quem pertence o presente?
- A quem tentou entregá-lo. - respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos.
Quando não os aceito, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.


A sua paz depende exclusivamente de você.
As pessoas não podem lhe tirar a calma... a não ser que você permita."
(autor desconhecido)


Lembrei-me deste conto ao pensar na pergunta de um amigo querido. E aqui decidi postá-lo.
Como conviver com a incompreensão dos outros.


Na lenda há uma provocação simbólica... é uma metáfora.
Entretanto faz parte da nossas realidade:
no cotidiano, no nosso trabalho , quantas vezes estamos procurando
seguir os passos do mestre da paciência,
sabemos com o uso da razão o como agir,
mas somos atropelados pela dúvida - como resistir?
Como ser este "mestre" quando não nos querem ouvir
nem seguir nossos exemplos.


Já não vivemos em tempos antigos onde o lutar, revidar os golpes e ofensas era o real e honroso ofício do Guerreiro.

Hoje, já nos encontramos num estágio de evolução
onde nosso sentimento e nossas experiências
nos mostram o quanto nos envenenamos ao devolver as flechas recebidas.

Somos seres, já " despertos" , inseridos num esquema social ou profissional,
numa competição que talvez seja mais "difícil" de contornar;
já faz parte de um ideário que " ganha o esperto", "manda quem tem poder"
e "quem tem juizo..obedeça!".


E como é complicado saber-se um homem honrado e ser comandado por seres que não o são.


Ao olhar esta imagem lá no alto, senti uma "sensação triste" de que somos ,
todos nós, na grande Ampulheta da Vida "homens- grãos de areia",
numa testagem diária, minuto a minuto a atravessar portais.


E sempre correndo atrás do tempo que virá ... muito lamentando o tempo perdido.


O que fazer, quando o que vemos ao nosso entorno são injustiças sociais, dores, desamparo?
O que me liberta desta queda vertiginosa que nos impele o emocional?
Podemos mudar o mundo?
Podemos re-definir as regras do jogo?
Não, sinto eu...não podemos.

Como reencarnacionista que sou, algo me faz sentir que muitas vidas
passamos invertendo os papéis, ora sendo pobres, ora sendo ricos,
ora tendo o destino de muitos nas mãos. ora sendo vítimas dos atos dos demais seres.


Mas... até certo ponto essa"química" que em nós existe exigindo justiça é o despertar do guerreiro!
Somos Um que é o somatório de muitas vidas.


E é a nossa capacidade de ainda ficar "perplexos" que talvez nos desperte a força do guerreiro do Bem que existe em nós.
Abençoados os que não se acostumam.

Não...eu não quero mais ficar a mercê dos erros e defeitos dos outros.


A mim basta-me a luta que travo, como o guerreiro Arjuna do Baghavad Gîtâ:
ainda olhar com tristeza que os verdadeiros e maiores inimigos meus são meus próprios defeitos...

são como irmãos, estão comigo, dentro de meu peito há tanto tempo...
me é quase impossível lançar uma flecha...
contra minha vaidade, meu orgulho, minha raiva.


Pensamos que sem eles nada seremos, ou melhor, seremos fracos...

esquecendo as tantas vezes que conseguimos extirpar de nós, mágoas e vaidades - males e dores que nos sufocavam.

Hoje, somos melhores, mais gentis, quiçá mais sábios.

Sabemos a diferença entre o Bem e o Mal.
Já conseguimos optar por um dos lados:
"sentimos ", "intuimos", nosso olhar já é mais sereno ,
já encontramos a Paz e Felicidade nos pequenos e belos atos que fazemos sem que ninguém nos veja.

Não somos mais "túmulos caiados" a que o mestre Jesus se referiu,
já damos água a quem tem sede, já alimentamos a quem tem fome.


E nossa alma já sabe enxergar os caminhos a seguir.

Já encontramos a fonte suprema do entendimento maior, da sapiência que é o ... AMOR.

Este Mestre da Paciência mora em nós...
sintam:
vocês o verão saindo do seu coração- guerreiro,
sob a forma de raios de luz :

na palavra amiga, no texto edificante,no conselho sábio, num gesto de carinho,
no dar e receber, no riso pleno de alegria, nas lágrimas de amor ou tristeza,
na dor que sublimamos em prol de viver e honrar aos nossos amados, aos nossos ancestrais, aos nossos filhos...


E, principalmente...
quando honramos ao herói desconhecido mais nobre que reside em nós!

Aquele que sabe que só é nosso - aquilo que decidimos aceitar como tal.
O que é do outro ...que fique com ele!
Até o dia que ele acorde.

E quem sabe...talvez, já estejamos num estágio evolutivo maior, ascensional...
de dar a mão ao injusto, quando ele estiver se afogando...
no mar bravio que ele próprio para si mesmo criou.


Eu acredito...
E tenho fé ...
Conseguiremos...
fomos feitos para crescer...
e cresceremos!!!

10 comentários:

F disse...

Bela história, com uma grande mensagem. Agora só tenho de tentar fazer um esforço para me lembrar dela em algumas situações :)
beijos

Tereza Ferraz disse...

Lindo!
Bjs no coração

Noé disse...

Grato!

Noé disse...

Sentimentos mistos, ainda não sei muito bem o que dizer...alem de agradecer novamente.

Maria Izabel Viegas disse...

Fátima querida,
Estaremos juntas nesse esforço...afinal, estamos ainda caminhando, não somos anjos. mas...já "sentimos' esse despertar"
Fica mais fácil, não é amiga?
Venceremos! :))
Mil beijinhos!

Maria Izabel Viegas disse...

Tereza minha amada! para voc~e deve ser fácil, és um anjo!
Obrigada por estar aqui comigo!
Teu Blog está tão lindooooo!
Beijoooos!

Maria Izabel Viegas disse...

Querido Noé, espero que eu tenha encontrado um meio de responder!
Realmente é complicado, nós remamos contra a correnteza na vida muitas vezes.
mas... sempre com muita fé e perseverança chegamos ao nosso destino: sermos felizes!
beijos!

Essencialma disse...

Através de todas as nossas vidas, foi tanto o que aprendemos...talvez agora tenhamos que as equilibrar...
Mas não estariamos nesta posição, de escolha, hoje...senão fossem todas elas!

Beijinhos

Marta Falcão disse...

Que coisa mais linda Isabel!Eu bebo as tuas palavras ...Sou tua fã,sabia?Qdo crescer quero ser como tu . Bj Bj

Noé disse...

Maria Izabel,

Tenho tido oportunidade de treinar este caminho sugerido por vc. Funciona!
Bom fim de semana,