Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sábado, 4 de julho de 2009

Ser feliz ou ter razão?


Ser feliz ou ter razão

"Oito da noite numa avenida movimentada.
O casal já está atrasado para jantar na casa de alguns amigos.
O endereço é novo, assim como o caminho, que ela conferiu no mapa antes de sair.
Ele dirige o carro.
Ela orienta e pede que vire na próxima rua à esquerda.
Ele tem certeza que é à direita.
Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal - humorados, ela deixa que ele decida.
Ele vira à direita e percenbe que estava errado.
Ainda com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado enquanto faz o retorno.
Ela sorri e diz que não há problemas em chegar alguns minutos mais tarde.
Mas ele ainda quer saber:
- Se você tinha tanta certeza de que eu estava tomando o caminho errado, deveria insistir um pouco mais!
E ela diz:
- Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz!
Estávamos a beira de uma briga, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite."

Conta-se que esta pequena história foi relatada durante uma palestra sobre a simplicidade no mundo do trabalho. A cena foi usada para ilustrar quanta energia gastamos apenas para demonstrar que temos razão, "independente de tê-la ou não"!
Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais frequência:
Quero ser feliz ou ter razão?


A imagem que usei é do filme "O Senhor dos Anéis, dos belos personagens Aragon e Arwen, ela foi além da razão, entregou o seu poder de imortalidade para viver um grande amor ao lado de seu herói.
Um amor tão lindo, que certamente não se passou no trânsito de uma cidade... mas as lendas estão sempre mescladas no nosso cotidiano.

Merece o objeto de nosso amor, a nossa doação?
Um grande amor vale a pena, sim!
E a nossa paz é uma conquista diária e vale ouro!

E tantas vezes o nosso silêncio leva o nosso parceiro(a) a refletir mais... o aprendizado das lições.
Nós nos mostramos, em certas querelas, mais pelos atos do que pelas palavras...
sendo exemplos de paz e concórdia.

E, na realidade, nunca numa discussão só um sai ferido.


E já não nos basta errarmos o caminho,

as voltas que temos que dar na vida , os retornos que fazemos
sem que haja nem sequer sido nossa a decisão... somos levados pelos desmandos dos outros.

Muitas vezes quando estou em um engarrafamento no trânsito...
agradeço a Deus em oração!
Tantos são os assaltos, os agora chamados "arrastões".
E num piscar de olhos vemos que nada aconteceu ...
logo após o caminho estava livre e voltamos em paz, ilesos e felizes.

Nestes momentos nos damos conta de que um simples minuto de paciência...
vale muitas vezes a nossa VIDA!!!!


Fica sempre a questão:
É preciso mesmo sempre brigar quando se tem razão?
Pense nisso e seja feliz!!!

17 comentários:

Andy disse...

Adorei o que escreveu...

Maria Izabel Viegas disse...

Oi querida Andy,
Obrigada por estar comigo.
Fico feliz que tenhas gostado, afinal, a vida nos pede tanto para termos paciência. E calar muitas vezes é melhor que perder o tempo precioso de nossas vidas em discutir pequenos"nadas".
beijos no seu coração.

já me linkei a vc! vou te visitar!

Dione disse...

Olá ,vim conhecer o seu Blog e parabens... ele é lindo! Foi um prazer conhecer o seu cantinho,prometo voltar...
Visitar e prestigiar os blogs das amigas blogueira é a maneira mais gostosa de fazer novas amizades. Bjosss

Anônimo disse...

Amiga, como gostei desse filme!!
Mas quero lhe falar outra coisa: o blog Divações à luz da Lua está de nome, cara e endereço novos, mas o conteúdo continua o mesmo. Agora, como Minh'alma peregrina..., ele continua sendo um blog mais pessoal, com um pouco do que acontece comigo, das coisas que mais gosto e que tbm não gosto, selinhos e outras coisinhas mais. Como você era seguidora de Divagações, convido-a gentilmente a acompanhar Minh'alma peregrina como seguidora também, pois com a mudança de endereço é necessário se inscrever novamente. Deixo aqui o convite sincero e espero você com muita alegria.

http://minhalmaperegrina.blogspot.com

Beijo e um forte abraço!
Meri Pellens.

Andy disse...

Muito obrigada pela sua visita mas principalmente pelas suas palavras tão doces...
e é verdade a vida exige tanto de nós que por vezes nos perdemos em coisas que nos fazem desalinhar do essencial e nos perdemos do nosso fio condutor...
virei visitá-la sempre!
um grande beijinho!

Tereza Ferraz disse...

Que belo tema amiga!
Que simplicidade linda, dentro do real conteudo=Vida!

Anizia disse...

Querida Izabel, essa mensagem caiu como um consolo ao meu coração. Passei por uma situaçao bem parecida 20 min antes de abrir seu site,e optei por silênciar.Fico feliz por estar feliz,mas sei que meu parceiro,estando com "razão",nesse momento está se corroendo e infeliz,mas se isso é para nosso crescimento, que assim seja!
bjs
Anizia

EVELIZE SALGADO disse...

Izabel, que lindo texto, que belo exemplo.
Às vezes acho que precisamos tão pouco para sermos felizes, mas dificultamos tanto a nossa felicidade...e (quase) sempre queremos ter razão.
Amei o texto!!!!

Beijinhos de LUZ!!!!!
Boa semana.

Essencialma disse...

Que saudades que já tinha deste cantinho...tenho andado meio distante, mas entre o tempo necessário para por a leitura em dia, e a confusão interior que tenho sentido, que me faz querer estar só com os meus pensamentos...tenho estado ausente!

Mas adorei este texto...acho que nos sentimos muitas vezes, a querer ter razão, sempre...e principalmente qd até a temos...mas preferimos levar a discussão em frente...e ficar com toda essa densidade, relativa ao desgaste energético...no fundo não preferimos ser felizes...
Mas é uma boa altura para começar a agir de outro modo!

Beijinhos cheios de luz, Izabel!

Noé disse...

Grande aprendizado!

E, sim, claro, pode colocar o link.

Abr.,

F disse...

Belo post, adorei! Quantas vezes gastamos as nossas energias a tentar provar aos outros que temos razão, às vezes em coisas sem importância, e só acabamos por ficar exaustos e infelizes. Ás vezes mais vale não discutir, cada qual tem o direito de cometer os seus erros. Beijinhos e boa semana

Cris França disse...

achei tão bonitinho...calar para ser feliz, linda lição de sabedoria...beijos

Maris Stella disse...

Prazer em conhecê-la Izabel! Que belo nome! Olha que incrível é a vida, essa questão que você traz pra gente refletir junto contigo, faz parte de minhas memórias mais sagradas. Recentemente devolvi um filho ao plano superior e tratava-se de um adolescente muito curioso e estudioso. Tínhamos a liberdade de conversar sobre tudo e essa pergunta era recorrente em nosss conversas...
Foi dividir essa lembrança contigo!

Se quizer nos conhecer, tenho um blog onde publico memórias e aprendizados.

Trata-se de um espaço restrito, mas facilmente aberto aos corações de quem quizer chegar.

Muita paz!

Maria Izabel Viegas disse...

Queridos(as)
Dione, obrigada por estar aqui, adorei seu Blog!

Meri,já mudei . cada vez melhor, hein, amiga?

Tereza, meu raio de luz, obrigada!

Andy, obrigada! é isso mesmo: não perder o fio condutor por pouco ou quase nada!

Anisia querida, que amor, vieste mesmo, tão rápida! Faz parte do nosso apendizado, temos que ser assim! Obrigada por estar comigo!

Evelize! que bom que gostou! Concordo contigo! Obrigada, querida!

Essencialmente, um repouso é necessário mesmo, amada! Tudo o que postamos nos nossos blogs são resultados de nossos muitos desfios interiorese algumas vitórias. ms, o bom é compartilhar com vcs!
Obrigada!

Noé, obrigada, permissão dada, pois... logo, logo vou postar, gostaria de colocá-lo no Viajantes na Linha do tempo, só preciso de uma raca maior risos!

Fátima querida, e cansa tanto ser infeliz por nada, por tão pouco, ás vezes, não é mesmo? est´s certa, amiga! Obrigada!

Cris minha poeta,
bonitinho é tudo que fazes! Obrigada!

A todos,
Beijos nos seus lindos corações. Obrigada sempre...sempre!

Maria Izabel Viegas disse...

Maris Stella querida,
Eu fiquei muito feliz em te conhecer!

E te dou um abraço afetuoso por partilhar comigo as memórias de tuas conversas com teu filho amado.
Sabes que acredito na vida para sempre...que bom que nós três assim pensamos!
E se me quiseres, é só me dar a chave do seu portal. vou lá sim, deve ser le pura luz!
como faço?
Beijos n'alma! Obrigada por gostar de meu nome. O seu ... é belo!

Anônimo disse...

Nossa, fico passeando pelo seu blog e vou ficando distanteeeee...ser feliz ou ter razão? Depois de muito tentar ter razão, aprendi a ser feliz...sem brigas, sem guerras, sem mágoas. Minha avó dizia,que para não mostrar suas "razões", enchia a boca de água até meu avô parar de falar...kkkk. Ela ainda vive com seus 89 anos, ele faleceu a mais de 12 anos, de tanto ter razão...Bjs linda e muita luz.

Leila Brasil disse...

Ser feliz!!!!
A resposta não é fácil, ela precisa ser vivida com verdade para não ficar mal resolvida e virar cobrança mais tarde.
Bela postagem.