Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Esqueceram a maçã... no Colorindo a Vida

Este post faz parte da Blogagem Coletiva
da Glorinha L. de Lion -
Colorindo a Vida de ... Verde



"Esqueceram a maçã"

"Eram cinco crianças que subiam para o albergue, com uma bela maçã na mão para terminar o lanche.
E você sabe como as crianças gostam de merenda e de maçãs.


Mas eis que, na beira do caminho, um lindo musgo,
brilhando como verniz prateado,
atapetava a pedra úmida.




As crianças ajoelharam-se como diante do presépio de Natal e, delicadamente,
cada uma arranca um pedaço daquele tesouro,
que carregam com as mãos fragéis.

- Vamos guardá-la no lenço...
- Vou colocá-la na janela, perto da minha boneca, com borboletas em cima...
- Eu vou colocá-lo na minha mesa de cabeceira e depois vão nascer flores...

E elas esqueceram as maçãs.



Sobem pelo caminho pedregoso, extasiadas,
arrebatadas transportadas pela beleza,
acima das vãs preocupações do dia,
felizes como deuses,

porque levavam um tesouro:
o reflexo do musgo prateado,
como um pássaro azul que tivessem agarrado por um instante...









(Obras do escultor cearense Nêgo,
que ornamentou todo seu sítio com belíssimas esculturas de terra e pedra,
cobrindo-as com musgo.
O "Jardim do Nêgo", hoje ponto turístico, fica situado na
RJ - 130, Teresópolis - Friburgo,
em Nova Friburgo - região serrana do Rio de Janeiro.)



Você já notou o lugar importante que ocupam
as cores, os sons e os sonhos
na linguagem e nos escritos das crianças?



Tudo é luminoso, aéreo, livre e fresco como a água que corre.




E quanto a nós, adultos...
apressamo-nos a erguer uma barreira,

a apagar a luz, a ofuscar o esplendor das paisagens,
a baixar obstinadamente os olhos para as pedras e a lama,
que teimam em contemplar o espaço e o azul!



E é para a matéria, para o objeto a ser examinado ou manejado,
para o papel a ser preenchido, o lápis a ser empunhado,
a construção a ser montada,

é para o prosaíco - prático talvez, que orientamos a criança,
ocultando-lhes sempre o ideal e a beleza.

É provável que nos digam que não temos sonhadores,
mas sim homens práticos,
capazes desde cedo de cavar a terra ou fixar a cavilha;
mas sabemos também que temos necessidade ainda de
homens que saibam esquecer, à beira do caminho da vida,
a maçã que tinham na mão, para partirem como pesquisadores desinteressados
em busca de um ideal.

Tenha cuidado para não desperdiçar, na criança
os bens inestimáveis cujo esplendor nunca mais conhecerá!"


autor: Celestin Freinet *



Os caminhos da aprendizagem são diferentes para cada ser...
e certamente devemos ter o cuidado de nunca "podar"
a livre criatividade e os sonhos de uma criança,
forçando-a a pular etapas do seu desenvolvimento natural
onde o imaginário, a fantasia é normal e bela.
Fazendo-a se "ajustar" aos ditames do imposto pelo social ou pelos nossos próprios "desejos - lacunas - frustrações não realizados" vemos a inversão: crianças - adultas e adultos sem infância.

Deixemos nossas crianças brincar entre jardins e flores,
que cuidem de animais, brinquem com pedrinhas mágicas, areia da praia,
mãos e pés na água doce, água salgada...
livres, soltando sua imaginação.

Olhem o céu com eles...

mostrem a lua e suas fases,
um arco - íris, corram descalços,
brinquem na chuva,
dancem e cantem!



Aproveitem...
quem sabe o "stress" do seu cotidianos diminua!
Ainda é tempo...
até de resgatar a sua criança interior, adulto amigo.

É bom olhar e catar
os musguinhos mágicos das pedras dos caminhos!

* Esta história é do livro: Pedagogia do Bom Senso",
do pedagogo francês Celestin freinet,
nasceu no sul da França ( 1896-1966)
que muito padeceu nos seus tempos de escola quando criança.
Talvez, quem sabe, porque era muito bom!



Obrigada pelos comentários - depoimentos de meus amigos queridos.
Todos a resgatar e vivenciar a beleza singela de sua "criança interior":

Chica, Glorinha L de Lyon, Manuela Freitas, Eliana Pessoa,
Marli Borges, Cris França, Tati Pastorello, Astrid Annabelle,
Lu Souza Brito, Maria José, Manuel Marques, Luma Rosa
e
Marcelo Dalla...
com a sua experiência como artista criativo que é,
nos enriquece com seu testemunho:

"
Esse post me caiu como uma luva.
Sabe que estava desenvolvendo o projeto de um livro infantil com uma editora (um projeto sob encomenda) e a editora foi cortando toda a imaginação que eu colocava, queria um trabalho prático. Eu sempre incomodado com isso.
Agora tenho tudo claro. O projeto ainda vai sair, mas quero ver se ainda mudo isso."

É... estes são os desafios dos profissionais competentes
que se "atrevem" a colorir as mentes infantis com beleza e lirismo!

Beijos em todos
e meu Carinho... sempre!


13 comentários:

chica disse...

Lindíssimo texto esse. Linda participação!beijos,chica

Glorinha L de Lion disse...

Minha querida, eu procuro, embora nem sempre encontre (pois ela se esconde bem...) a criança que existe em mim...é preciso, como vc disse, pegar o musguinho e esquecer a maçã...quantas e quantas vezes na vida, achamos que a maçã é que importa, quando na verdade, é o musguinho que nos mantém vivas...
Grande post...lindo, como vc amiga!
Beijo de uma criança para outra!

Manuela Freitas disse...

Lindíssimo post, com um profundo conteúdo. Eu trago sempre a criança dentro de mim, por isso me encanta esse musgo, que também faz parte do húmus essencial.
Beijinhos,
Manú

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

linda história gostei demais crianças sempre estão dentro de nós!!!

Anônimo disse...

Bravissimo!!!Post maravilhoso.
A propósito veja essas palavras que eu trouxe aqui. Penso que tem tudo a ver com a idéia central do texto dessa postagem tão linda: "Ninguém te sacudiu pelos ombros quando ainda era tempo. Agora a argila de que és feito já secou, e endureceu, e nada mais poderá despertar em ti o músico adormecido, ou o poeta, ou o astrônomo que talvez te habitassem."

Segue o link do post que fiz, há algum tempo. Acho que ambos se complementam.

http://marliborges.blogspot.com/2010_04_09_archive.html

Beijo grande

Cris França disse...

realmente minha amada amiga, os sonhos tem cores, assim como nossas almas, nossas auras, e nossa criança interior, não pode nunca ser podada de seus sonhos.
vamos viver
vamos nos permitir sentir isso
bjs

Tati disse...

Quando encontro a criança que habita em mim, escrevo bem. Quando a esqueço, choro.
Achei muito verdadeira aquela ideia de que quando nos permitimos brincar e sonhar, reduzimos o estresse. Estou tentando... estou tentando.
Postagem maravilhosa! Reflexiva. Genial!
Beijos.

Astrid Annabelle disse...

Minha querida Maria Izabel!
Lindo tema verde...e não podia ser diferente!
Os adultos, que eu chamo de adúlteros, insistem em apagar a luz das crianças, pelo medo que têm de se exporem ao ridículo (da cabeça deles). Com isso interrompem o sentir que é o verdadeiro viver.
É importantíssimo resgatar a criança que habita em nós do ponto aonde foi abandonada!
Linda mensagem querida! Amei....
O meu post verde tem tudo a ver com o lado sutil da vida tão bem percebido pelas crianças...
Um beijo gostoso esperando que já tenha se recuperado bastante.
Astrid Annabelle

...ontem quando fui dormir seu post ainda não havia sido publicado. Fiquei até pensando que não iria participar. Graças a Deus estava engananda!

Lu Souza Brito disse...

Ai que post bonito sobre a importancia de cultivaer a criança dentro de nós e não ter pressa que nossas crianças se tornem adultos!
Uma pena que minha internet hoje está na "idade da internet lascada" e a maioria das suas imagens não abriu.
Eu tento não ser uma adulta sem infancia (mesmo porque a minha foi bastante colorida, cheia de vida).
Um grande abraço.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Minha queridíssima. Obrigada pelas palavras no Dia das Mães. Parabéns a você também, minha amiga. Ser mãe é uma missão diária. Beijos e fique com Deus.

Unknown disse...

Poste lindíssimo .

beijo.

Luma Rosa disse...

Há de se ter muito cuidado para não podar a criatividade das crianças! Sabedoria que infelizmente muitos adultos não possuem. Adorei os variados tons de verde e principalmente a citação de Nêgo. Tenho uma postagem onde publiquei fotos que tirei em loco no sítio onde esculpiu. este trabalho que apresentou. Beijus,

MARCELO DALLA disse...

Ahhh minha amiga... sempre que venho aqui saio suspirando. Que coisa linda. Me identificquei demais... minha criança interior está sendo curada a cada dia. Foi muito sufocada, mas estou aprendendo a compreender.
Esse post me caiu como uma luva. Sabe que estava desenvolvendo o projeto de um livro infantil com uma editora (um projeto sob encomenda) e a editora foi cortando toda a imaginação que eu colocava, queria um trabalho prático. Eu sempre incomodado com isso. Agora tenho tudo claro. O projeto ainda vai sair, mas quero ver se ainda mudo isso.

bjos do amigo e grato por tudo!!!!