Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Namaste... no Colorindo a Vida de Laranja



A palavra Namaste é o cumprimento em sânscrito,
que literalmente significa:
"Curvo-me perante a ti"

é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro.

Expressa um grande sentimento de respeito.

Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos
da mesma essência,
da mesma energia,
do mesmo Universo.

Namaste possui uma força pacificadora muito intensa.

Em síntese é:
"Saúdo a você, de coração!"

e deve ser retribuido com o mesmo cumprimento.

O Deus que habita em mim
Saúda o Deus que habita em você.

O Deus que há em mim
Saúda o Deus que habita em ti.

O Espírito em mim reconhece
o mesmo Espírito em você.

A minha Essência saúda
a sua Essência.

As pessoas que trocam indiferença ou ódio,
são pessoas que esqueceram
que Deus habita
em cada Ser.

Conhecido pelos budistas como Anjali Mudra,
consiste
no simples ato de pressionar as palmas das mãos

ante o coração
apontando para cima,
no centro do peito.


Inclina-se levemente a cabeça sem ser acompanhada de palavras.

Frequentemente fecha-se os olhos,
para então curvar-se em sinal de respeito
à divindade que preenche todos os espaços do universo.

A coluna retorna à posição ereta mais lentamente
do que quando abaixou,
também simbolizando respeito à outra pessoa.


Os cinco dedos da mão esquerda representam
os cinco sentidos do coração;
enquanto os dedos da mão direita representam
os cinco órgãos da razão.

Significa, então, que mente e coração
devem estar em harmonia,
para que nosso pensar e agir
estejam de acordo com a verdade.


Também é um reconhecimento
da dualidade que existe no mundo,
simbolizando a união das polaridades:
esquerda e direita,
Bem e o Mal
e sugere um esforço de nossa parte
para manter essas duas forças em equilíbrio.


Dez dedos unidos no Namaste:
O número dez é símbolo de perfeição, da unidade, do equilíbrio perfeito.


Os Dez Mandamentos



As Dez Emanações da Árvore da Vida


Os Dez Vértices da Estrela de Pitágoras



A Parábola dos Dez Talentos (Mateus, 25)
Toda pessoa é um reflexo dos Dez Atributos Divinos:

Desapego
Não devemos nos preocupar com coisas supérfluas,
porque quando chegar o momento de largar tudo...
O que temos de nosso são os cristais, ou seja a Fé, que conseguimos amealhar em nosso coração.
Desapegar, entregar e ser Luz é o nosso caminho.

Bondade
É necessário começar por si mesmo.
Se não conseguirmos ser bons e amar-nos a nós mesmo,
como poderemos amar os demais?

Conhecimento
Conhecer-se faz parte das tarefas imprescindíveis ao nosso crescimento interno,
para que possamos adquirir o Conhecimento Divino.

Entendimento
Entender o nosso percurso de vida e não culpar terceiros, nem a própria vida,
por tudo aquilo ainda não aprendemos a aceitar.

Esplendor
Amando a própria Vida, compreenderemos o Esplendor
que emana dela e de nós mesmo.

Harmonia
Faz parte do sentimento e da energia interna,
devemos desenvolver, acolher, criar e harmonizar dentro de nós.

Perseverança

Ser perseverante nesta busca interior adquirindo fé e confiança em nós e no Universo.

Realeza
É o ponto máximo da busca de cada ser realizarmos em nós essa Realidade Divina, assim a Realeza manifestar-se-á.

Sabedoria
Ter sabedoria é acreditar, aceitar que a Vida já é por si um ato divino
e como tal, devemos amá-la e respeitá-la.

Severidade
Ser severos conosco significa não nos deixarmos envolver
nas sombras da revolta, da raiva, do ressentimento ou da dor,
aceitarmo-nos como somos na nossa essência divina.



Namaste traz o Sagrado
para dentro de cada ser humano,
afirmando que Deus
não está no céu, num templo ou mesmo na natureza.

Deus está em Tudo,
em cada um de nós e
qualquer dissociação da imagem do Divino
da nossa é inútil.

Ao fazer o Namaste
afirmamos que
todos somos filhos e partes
do Sagrado
Indissociáveis e iguais.

A VOCÊS, NAMASTE


A VOCÊS,

NAMASTE



Cor Laranja:

A origem da palavra vem do francês:

orange
or = ouro
narang = do persa narang, "laranja", pelo árabe naranjâ


Filha do Vermelho e do Amarelo.



Laranja é Movimento.

Simboliza a transição entre estados temporários,
etapas intermediárias da vida,
mudança de estações,
início e final do dia.



Para a transformação do ferro e do metal,
da lenha em carvão,
só há um caminho,
o laranja do fogo!


Na India é uma cor sagrada.
A cor do Budismo


Dos mantos dos monges budistas.

Simboliza a renúncia,
não a renúncia do que se tem,
mas a escolha
em seguir um caminho espiritual.


Linda a imagem de que,
possivelmente,
o início do mundo foi laranja
e, provavelmente
o final também o será!




*A mensagem sobre ao Significado do Namaste foi graciosamente

enviado por minha mestra em Reiki,

(que não aceita ser chamada de Mestra e sim, professora):

a excelente Terapeuta e amiga
Wilma Cruz

Terapeuta Floral - Especialização UFRJ
Reiki Usui/ Tibetano/ Osho/ Kahuna

**As imagens, dados foram obtidas no google.

18 comentários:

Lúcia Soares disse...

Maria Izabel, completamente envolvente seu post. Estou a cada postagem descobrindo coisas maravilhosas. Conheço a saudação Namastê, mas não com essa riqueza de detalhes.
Lindas imagens, lindo post!
Bj

Eliane disse...

Namastê, querida amiga conhecia a palavra mas não seu real significado, Todas as vezes que venho aqui encontro algo que me atrai, obrigado por seu capricho. Um beijo da Eliane.

Astrid Annabelle disse...

Olá amada!
Lindíssimo post!
Conteúdo fantástico mesmo. Aprendi um pouco mais.
As imagens também são lindas.
Adorei.
Namastê...Namasté
Do jeito brasileiro e do jeito português.
Namasté mil vezes!
Beijo gostoso e feliz.
Astrid Annabelle

Unknown disse...

Fantástico querida amiga,texto riquíssimo.Parabéns.

Beijo.

Misturação - Ana Karla disse...

Izabel, como sempre você nos trás conhecimentos e sabedorias.
Um post inteligente e esclarecedor.
Só conhecia o "Namasté" por alto.
Confesso que saio daqui hoje encantada e informada.
Adoro essas coisas, se assim posso dizer.
Xeros

Rosan disse...

olá.
Querida amiga, hoje lendo tupostagem aprendi um pouco mais sobre Namaste e sobre a cor laranja que eu nem fazia idéia do seu significado, e assim aprendendo seguimos em frente, vendo nosso irmão como semelhante, e não como inimigo.
para ti querida amiga NAMASTE.

beijo de luz

Graça Pereira disse...

Querida Isabel
Achei o teu post completissimo, á volta do colorido laranja e da saudação Namastê que eu uso muitas ezes entre os meus amigos. Mas a tua explicação excedeu tudo e adorei compreeender um pouco mais...Bem hajas e Namastê para ti.
Beijo
Graça

Glorinha L de Lion disse...

Que lindo amiga! Namaste pra vc minha querida!
Um post completo...maravilhoso, explicadinho pra uma herege como eu entender tudo perfeitamente...entendi e achei lindo...por isso é que gosto de vir aqui...aprendo, aprendo e aprendo....obrigada amiga, amore...beijos cor de laranja pra vc!

MARCELO DALLA disse...

Mais um post maravilhoso, minha amiga. Nossa, fico de queixo caído com essas postagens coletivas... cada um mais inspirado do que o outro!!!!
Aprendi muito, é incrível como há tanta sabedoria neste gesto simples...
Namastê pra vc tb, junto com mil bjos!!!

Pelos caminhos da vida. disse...

Show de postagem amiga, adorei.


Obrigada pelo voto.

beijooo.

Anônimo disse...

Namastê.
Gostei muito desta postagem e de ficar sabendo um pouco mais á respeito do nº10, mais sabedoria pra mim =) Uma boa tarde pra vc!

Zininha disse...

Uma aventura este seu post...a cada foto, cada palavra...

Amigaaaa...tem um mimo pra você do dia mães... ele está te esperando e eu também...beijos...

Cris Tarcia disse...

Adorei o texto sobre o significado da palavra Namaste, e sobre a cor, tenho varias blusas laranja, fico leve quando uso.

Beijos e Namaste

Mari disse...

Maria Izabel,
Namastê minha querida!
Adorei a postagem!
Beijos

EU ESCOLHO A LUZ !!!!!!!! disse...

Totalmente apaixonante esse cantinho, cheio de encantos e magias. Parabéns, voltarei sempre e quando eu for ao Vale da lua eu vou te convidar pra nos encontrarmos lá tá bem.
Paz e Bem,
Namastê!!!!

Maria Lúcia disse...

Oi
Caprichou no amarelo,
parabéns por um ano de blog.
Beijos...
Lúcia.

Paula Mello disse...

Noooossa Maria Izabel, como eu aprendo quando venho aqui!! Amei, pois sou muito ignorante em tudo e preciso, preciso mesmo aprender, pois agora tenho um mentor budista comigo, e não quer dar vexame hahahaha!!
Namastê!!!
ai,amo laranja! amo amarelo! cores do Sol!!!
Um feliz, feliz dia das mães, cheio de família, beijos, comidinha gostosa e abraços, com muito amor!!

Anônimo disse...

Bom, muito bom.