Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Escolher certo o que é certo



"Concedei-me, Senhor,
a serenidade necessária para
aceitar as coisas que não posso modificar,
coragem para modificar aquelas que posso
e sabedoria para distinguir umas das outras".

autor desconhecido

Quantas vezes já li estas palavras
 - oração, rogativa, prece -
Não o sei.
Quedo-me a buscar os momentos em que cumpri o que pedi
entre momentos em que, presa a dúvidas e medo,
me vi forçando, apostando tudo para que a vida seguisse o rumo do mais fácil.
Acredito que não seja a única pois se assim o fosse
não haveria tanto sofrimento no mundo.
Para discernir entre o que posso modificar,
agindo no sentido de realizar movimentos,
ação certa para dissolver
o nó que o fio da vida trama,
tecendo a teia em que nos aprisiona, fere e mata os sonhos....
E quando é a hora de recuar,
acreditar no Sábio
quando este nos aconselha
a ficar parada, esperando,
atenta e tranquila
sem discutir com a vida,
sem rebelar- me com todas as forças
e acabar afundando nas rasas margens do rio.
É nos dito que para tanto,
esta tomada ou não de decisões
exigirá de todos atingir a sabedoria.
A sabedoria,
não o conhecimento.
O conhecimento me leva a entender
as regras do jogo,
a calcular a hora da preamar ou da maré baixa.
Com o conhecimento sei que a estrela
que me ilumina não é a mais propícia.
Podem até os astros estarem conspirando a meu favor,
conheço os trânsitos dos planetas
e o como me influenciam.
Mas o Sábio diz :
- Pára, sente com o coração
e não raciocina com a mente-razão!

Aquietar a alma exige atingirmos a sabedoria.
E quando a atingiremos?
Em que idade ela adentra pelos portais de nosso corpo-alma encarnada?
Medito sobre
e concluo, mesmo sem certezas,
pois que a mente...
mente pois é puro pensamento:
Não existe a sabedoria plena.
Nem essa idade - tempo de vida
em que atingimos a tanta Sabedoria.
Temos, sim, lampejos de sabedoria
na adolescência,
na juventude,
em qualquer idade!
Quem vive disposto a encontrar seu rumo
pode até analfabeto
ter em si os momentos
do 'despertar do sábio'!
Basta apenas que estejamos
prontos a assumir
com coragem
a Serena- Idade!

Quem nos traz as luzes divinas e iluminadas,
os lampejos eflúvios de Sabedoria é a Serenidade.
É a calma que vem com todo acúmulo de experiências vivenciadas,
os aprendizados que marcaram a nossa alma
durante os momentos difíceis da nossa caminhada!

É a doce calmaria que se instala após a guerra
que travamos contra nossos maiores inimigos,
orgulho, vaidade, ócio, medo, raiva,
perdões só em palavras não em corações.

Ó Senhor Jesus,
Meu Mestre !
Ó Deus de Infinito Amor,
não te peço nada,
creia e creio
pois só Tu sabes,
tem o poder de olhar dentro de mim
e ver a cor da minha alma!
Mais ninguém além de Ti
me conhece tão bem,
e sabe o que me é necessário.
e como sou desde pequenina;
Creio que amas a todos sem distinção.
Genuflexa,
oferto- Te a minha vida,
a vida dos meus filhos,
do meu amado,
dos meus netos,
das mães de meus netos,
dos meus amigos amados
e daqueles que andam a 'assustar' o mundo
na serena certeza
de que Tu tudo sabes
e guiará os meus,
os nossos passos!
.
Senhor, proteja a todos os que aqui estiverem
Proteja aos seres que comigo já estiveram,
ilumina-os no encontro dos serenos dias-momento-luz!
Que se cumpra!
Amém!




Um comentário:

ღ SOL ღ disse...

Maria Isabel, foi uma alegria ver ser comentário. Obrigada. Dei uma mudada no visual do blog, e tenho postado as plantas que cresceram. Também, tenho aos poucos acrescentado informações nas postagens anteriores. Pois acho bom colocar informações básicas de cada planta, na medida que posso conforme vou pesquisando e das minhas experiências com elas. Estou muito feliz que está por aqui. Beijos