Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sábado, 11 de agosto de 2012

Alberto Vieira Nuñez, meu pai.


Pai,

Alberto, velho Nuñez,
gaúcho de Rio Grande,
sereno olhar, verde azul, mar e céu.
Na lembrança sua, encontro o colo amigo,
que me protegia pequenina dos medos do mundo.
Pai, como você conseguiu me amar tanto?
Como ser tão terno, nunca uma reprimenda,
uma grosseria, uma crítica, sempre Paz.
De que parte do céu você veio, meu doce amigo.
Você realmente me via ou via em mim um anjo?
Nosso carinho transcendia o etéreo.
Por que eu tive de conhecê-lo por tão pouco tempo nesta vida?
Sua voz, sua figura nobre, altiva estão aqui guardadas em mim.

Meu Sol Peixes - amor fraterno, a espiritualidade límpida, a música, a poesia.
Meu Saturno Câncer - carinho, pai-mãe útero nutritor, aconchego, alimento-vida.
Meu Jupiter Libra - mente equilibrada, ponderação, a busca da harmonia.

Que pena, Alberto Nuñez, que lhe perdi tão cedo.
Tão tarde você saiu da vida, septuagenário -
os outros filhos,
Carlos Alberto, Cezar Augusto e José Luiz,
filhos bem mais velhos, tiveram tanto tempo
e não lhe conheceram assim como eu,
não ficaram perto, senão não se afastariam;
por certo não lhe conheciam,
como nós dois, os pequeninos,
nunca souberam das nossas longas conversas.
Do tanto de Saber que transmitiu, da sua alegria.
E eu, caçula. sua única menina, que te amava tanto
Tive pouco tempo ao seu lado.
Podia ter ficado mais.
Mesmo acreditando que você estava vivo, noutro lado,
Como é difícil conviver com essa ausência aqui neste plano.

Mas mesmo assim, eu agradeço a Deus
por ser você quem me deu à vida
junto com Maria, minha mãe.
Nenhuma palavra, nenhuma valsa, nenhuma poesia,
nenhum ensinamento foram esquecidos.
Você foi a parte mais bela do meu bolo!
Da minha festa da Vida!
Creio que sem a parte da herança sua que ficaram
como pétalas de rosas a perfumar minha existência,
eu não teria forças para sobreviver, para ser forte como sou!

Pai Alberto, Mãe Maria, amado irmão Mario Alberto...
vocês foram viajar tão cedo.
E por que?
Eu fiz algo errado para aqui neste planeta viver tanto?
Será prêmio?
Será castigo?
Não o sei...
E hoje não importa...
Nos vemos em sonhos, ouço suas vozes.
Sinto a carícia dos seus afagos.
Não há separações
dentro dos corações
que se amam.
estamos sempre juntos.
Mas, Pai...
Pai, eu queria tanto vê-lo!





8 comentários:

Unknown disse...

Tia , que homenagem mais Linda. Lindas palavras para descrever pessoas tão importantes em sua vida. Não pude evitar as lagrimas , pois nesta homenagem encontra-se o meu Pai, que tão cedo partiu também.Lindo esse amor, tão puro, cristalino e sincero.

Astrid Annabelle disse...

Muito bonita esta sua homenagem ao seu pai amadamiga Maria Izabel...emocionante para quem viveu apenas três anos ao lado do pai como eu!!!
Um beijo doce.
Astrid Annabelle

Simplesmente, RÔ! disse...

Mazzaaa!!! NuÑez, gaudério do meu Pampa! Posso quase vê-lo pelos caminhos desses Pagos! ;)

Beijo grande, querida! Linda mensagem... me emocionou muito!

Denise disse...

Belas palavras, Izabel...verdade doída essa de que, embora saibamos que o desligamento de almas não acontece, o afastamento do ser amado deixa esses sentimentos que descreveste com tanto sentir!

Que te ver de volta...um beijo e o desejo de feliz retorno, é uma festa tua presença!

Maria Izabel Viegas disse...

Vaninha sobrinha amada,

obrigada pelo carinho e amor! Sim,querida, Podemos eu e teu pai termos passado por muitos problemas em criança. Mas nossos pais nos passaram um forte alicerce para a nossa vida. E eu e seu pai nos amávamos muito! Assim como amo vcs meus sobrinhos!!!!
Beijos no seu coraçãozinho doce e e meigo!

Maria Izabel Viegas disse...

Amadamiga, ah como é bom ter vc aqui. Sim, imagino a sua emoção, é difícil viver apenas tr~es aninhos com nosso pai. mas , creio que a herança genetica e a companhia espiritual te fez assim... maravilhosa!
Beijos no teu coração!

Maria Izabel Viegas disse...

Rô, minha Rô.... viu, nosso amor tá no sangue que corre no povo dos Pampas!
Obrigada!!!
beijos , muitos beijos doces, querida!

Maria Izabel Viegas disse...

Denise minha flor,
eu sabia, eu sentia que vc viria!!!!
Sua presença me faz muito, muito bem e FELIZ!!!!
Obrigada pelo seu carinho e por este amor imenso com que abraças e acolhes o mundo!