Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sábado, 25 de agosto de 2012

Por que motivo o rio temerá ser oceano?


 Li na net, quero conversar sobre...

"Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano, ele treme de medo.Olha para trás, para toda a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através das aldeias, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre...
Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa de arriscar e entrar no oceano. 

E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano."**


Lindíissimo texto, não sei o autor...
Permitam-me, amigos meus, ousar contestar algumas colocações.

Sempre me incomodo do como os seres humanos  recorrem aos seres e elementos da natureza, atribuindo-lhes suas próprias limitações ou suas filosofias-verdades!
Esopo assim o fazia , mas num tempo em que se ousasse dizer tudo que lhe passava na mente e alma, certamente seria execrado. E naquela época devia ser divertido ser raposas e garças.
Quando aqui coloquei um post sobre Bambus e Samambaias, houve um aumento considerável de cópias.
O bambu custando a se enraizar pois seu objetivo era ir fundo, para brotar forte e subir aos céus.
As samambaias ( pobrezitas, tão lindas!), se espalham - doidivanas - rapidamente mas com raízes supérfluas. E vem a questão: o que queres ser um bambu ou uma samambaia?
Aqui neste texto, recuso-me a crer que um rio, antes de cair no oceano, 'trema de medo'!
Um rio não teme nada! Rios não se acovardam, rios não são gente.
A correnteza de um rio é tão forte que, pelo menos a mim, assustou e quanto!
Ele, o rio, 'não olha para trás'... 
ele segue a lei da Natureza... 
ir em frente!
E 'perder-se na imensidão'?
Como assim?
Tornar-se oceano per todo o sempre afoga-me, determinismo sem possibilidade de transformações.
Todas as águas do planeta são formadas pelos mesmos cristais da água.
E não são como a maioria de nós, homens, desunidos e temerosos do porvir.
O rio não morrerá, não desencarnará, não irá para o Céu ou Inferno, não teme as regiões abismais.
O rio é água!
E todas as águas são idênticas na sua forma - elemento.
A chuva que molha nossos cabelos foi um dia rio, será um lago sereno 
ou aguaçeiro numa tempestade.
Apenas seguem as leis naturais.
E  de nada são culpadas.
Todos aqueles que estão em contato divino e sagrado com a natureza, 
que não estão contaminados com palavras, ideologias, moral, ética e pressupostos de épocas, 
são como o homem puro e selvagem que tanto Jean Jacques Rousseau advertia e lamentava os efeitos da civilização do homem puro.
A sociedade rouba a pureza do ser com seus pre - conceitos
A água do rio pode sim se transformar no oceano, mas não será oceano para sempre... claro!
Evaporará e será pingos de chuva, gotas de orvalho.

E eu, não quero ter a força do rio, nem ser a imensidão do oceano, nem samambaia nem bambu.
E creio se possível e muito voltar atrás numa opinião, 
dando razão a meu interlocutor, posso pedir desculpas, 
posso mudar meu modo de vida. 
Posso ser não um rio e sim, uma pessoa
mudando meus caminhos incertos 
por outros que me trarão felicidade..
É possível voltar atrás, pois sim:
Aquele pai que renegou seu filho pode arrepender-se e voltar!
O filho que abandonou seus pais, volte, dê-lhes abrigo, amor e alento! 

Sou humano.
Não sou mito.
Nasci assim.  
Eu quero viver como ser humano.

É a minha missão.
Não vou me espelhar nas forças da natureza
nem impregná-las com meus defeitos e imperfeições.

Ser mais, e quem dera, melhor humana....
Irmanada, sim, à natureza, ás plantas, aos animais, 
às outras pessoas, ao planeta é minha meta.
Ser  fiel membro deste universo divino,
do qual todas as minhas células são irmãs.
Este talvez seja o Plano de Deus para mim!

Jesus ensinou por metáforas.
Era necessário. 
E até hoje as igrejas interpretam suas palavras 
a favor dos seus interesses de dominação de mentes incautas.
Chamam pessoas de ovelhas.
Símbolo da submissão e não no real sentido.
Como se os lobos fossem sempre os vilões.
E quem como eu ama lobos, serei herege?

Crianças ouvem contos de fadas.
Até quando precisaremos 
ser ninados 
como seres infantilizados?

Notas: 
* in "Do Contrato Social".-  Jean Jacques Rousseau defende a idéia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração.Em 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos da "época".

** O Rio e o Oceano é atribuido a Osho.

4 comentários:

chica disse...

Que bom te ver e ler! Lindo texto e os rios podem até se acovardar, mas s~çao obrigados a seguir... Nós humanos, tempos leques de opções...Se der aquede "medão" ,dá para retornar, pegar outro caminho... Um lindo fds,beijos,chica

Clara Lúcia disse...

Poxa vida, mainha....

Concordo com tudo, mas nunca tinha parado pra pensar sobre isso. Sempre fui muito curiosa e instigante a certas regras que temos que obedecer. Por que temos que obedecer? Se cada um é cada um e vive como lhe melhor convier? Por isso muitos me chamam de brava, de bocuda, de topetuda... é que não fico só obedecendo tudo que é escrito por outros homens...
Esse exemplo que vc deu sobre a natureza é perfeito!

Beijos, querida, e ótimo fim de semana pra vc!

Maria Izabel Viegas disse...

Minha Joaninha Chica,

hoje me encantei ao te rever, suas lindas reflexões no seu blog.
E como fico feliz com sua visita!!!!
Sei o quanto vc é forte, minha querida. E muito te valorizo e respeito por ist.
Eu já estva com saudade dessa joaninha linda!
beijos agradecidos

Maria Izabel Viegas disse...

Clarinha Luz,

Amiga minha geração foi criada para ser obediente, claro que meus pais nem o exigiam, éramos, por respeito. Com minha mãe eu já abusava risos. mas meu pai era tão doce e altivo, como desrespeitá-lo.

Mas deles ficou algo que só percebi bem mais tarde, uma irreverência que é salutar e não rebelde sem causa.
Agradeço aos dois por isto!

Tudo que eu posto, eu concordo com. Passa pelo crivo de minha personalidade.
Não vou dizer que o mundo é cor de rosa(apesar de ser pisciana) se justamente convivo e muito com a dor do mundo!!!
O que me encafifou neste texto foi tonar-se um Oceano. Não sei se quero sr Oceano. É como no panteísmo, que para eles não existe Deus, vamos para a totalidade, ser tudo ou sei á o quê!!!
E eu acho vc uma brava muito bonitinha, muito sincera.
Ser sincero, admitir quem somos, já é um passo rumo à nossa evolução.
Muitos vivem a dizer SOMOS TODOS UM... sem a mínina nção do que é isso!
Beijos, Clarinha, obrigada por este teu carinho tão grande!!!
Ai... como eu gostooooooo!!!!!!