Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A ilusão do mundo interior e do mundo exterior




Como espiritualista e acreditando com profunda convicção nas reencarnações da alma,
conto-lhes uma história,
que para mim corresponde à minha crença e fé:


“Um sábio foi despertado uma manhã com os gritos de sua mulher. Ela entrou desesperada no quarto onde o marido dormitava e berrou:

- Acorde, acorde, nosso único filho acaba de ser morto.

O homem endireitou-se , permaneceu pensativo por um minuto e subitamente desatou em soluços. A mulher, que observava a reação dele, ficou com raiva e gritou:

- Mas que espécie de homem é você? Digo-lhe que o nosso único filho acaba de morrer e você ainda hesita um minuto inteiro antes de manifestar um sinal de angústia.

- Mulher- disse-lhe o sábio - quando você me acordou eu estava sonhando, e nesse sonho eu era um rei, pai de quatro filhos. Tínhamos partido para a guerra com o nosso exército e acabávamos de dar combate. Ao fim de um árduo dia de batalha, éramos vencedores, mas muitos dos nossos haviam deixado a vida no campo de honra. Entre os cadáveres que juncavam a planície achavam-se os corpos dos meus próprios filhos. Eu tinha ganhado a batalha, mas perdera meus filhos.
Assim, quando você me arrancou ao sono, tive que refletir para saber se eu ia chorar os meus quatro filhos feridos mortalmente durante o combate ou o meu único filho morto do lado de cá.”

Patrick Drouot 
in "Memórias de Um Viajante do tempo",
pág. 95, sobre a  Ilusão do Mundo Interior e do Mundo Exterior.

É assim que vejo o mundo em que vivemos,
como o sábio, creio que a realidade é estritamente idêntica dos dois lados do espelho:
o mundo do seu sonho era tão real quanto o mundo concreto.

Muitos vem a mim com imagens de sonhos que as perseguem, são constantes às vezes, outras são tão reais que no acordar há a sensação nítida que "aquilo" não foi sonho.
Há um "sentir" tão profundo que não se distingue o real do sonho.
Entretanto é confuso...
Assim como é enevoada a imagem que trazemos do inconsciente para o racional.
Porisso fazemos terapia, para trazer tudo que nos aflige, que causa desconforto e dor, vezes física, vezes n'alma. Precisamos muitas vezes do auxílio profissional que nos ajude a tornar estas imagens claras, à luz do sol.

Lembro-me quando iniciava a estudar Astrologia do que li sobre no Mito de Ouranus( Urano) e Gaia(Mãe-Terra).
Do Caos surgiu Gaia, a mãe terra... que sentindo-se só criou Urano, o Céu, para preencher o espaço vazio sobre ela.
Assim todas as noites Urano cobria Gaia com seu manto estrelado, fecundando-a e dando origem aos Titãs, as Titânidas, os Hecantoquirose os Ciclopes.
Entretanto nem sempre a criação agradava ao criador, nem sempre nasciam filhos pura perfeição:os Titãs eram belos, os cíclopes não...
Bem... sabe-se que Urano, descontente com suas criações, obrigava Gaia a engoli-los, devolvendo-os ao  útero, continuando sempre, a cada novo anoitecer, a fecundá-la.
Foi por esta contínua fecundação e pela imensa tristeza pelo destino de seus filhos que que fez Gaia sofrer e conspirar contra Urano e libertá-los às escondidas . O Titã Cronos foi o único filho que ajudou-a e ceifou o pai, castrando-o.
.
Era a mãe terra e o céu estrelado.
Era a matéria(concretude) e a intuição(o insight).
Urano representando a intuição, o mundo das idéias... a obra que está ainda na nossa mente.
Aquilo que nos vem como forma de intuição, ainda está na mente do homem.
Posso relacioná-lo com tudo que está no nosso inconsciente
e que é solto através dos nossos sonhos
e outras manifestações do inconsciente.

Observando o mito, nem sempre a criação era perfeita, nasciam criaturas que aos olhos do Criador eram imperfeitas, não belas...
Ou seja nem sempre podemos trazer aquilo que pertence ao mundo das idéias, ao mundo dos sonhos e materializá-los com perfeição.

Voltando aos nossos contatos com o que percebemos
quando visitamos o outro plano, o espiritual...
ao trazermos para o lado de cá... as imagens muitas vezes são confusas...
vêm envoltas numa névoa.
Difícil muitas vezes decodificar sua simbologia.

Analisando o mapa de homem com Ascendente, Sol e Lua em Câncer .
Seus luminares e os planetas pessoais Mercurio e Vênus na casa 12, a casa do inconsciente, que também nos dá, entre outras interpretações... uma idéia dos nossos "medos mais ocultos.
Era um homem meigo, generoso, mas nítida sua dificuldade de expressar suas emoções. O Amor era grande mas não se manifestava , fechado em si mesmo. Os canais de saída eram difíceis de se abrir.
Era professor universitário, seu mapa apontava para tal por outros pontos ali marcados.
Seu maior prazer, que fazia como um sacerdócio: as pesquisas em laboratório a que se dedicava com afincoe a sua religiosidade profunda.
Graças aos céus havia seguido os sinais.
Há algum tempo atrás, já se aposentando, me ligou perguntando se daria certo ele montar um Centro Espírita, um local onde praticaria a caridade que tanto ansiava e que fazia sempre, mas nunca ostensivamente.
Minha resposta foi afirmativa e disse-lhe brincando , éramos e somos amigos, que escolhesse entre um hospital, um hospício ou ... um local onde expressasse com Amor o seu Sol e Lua... pois que sem nada a fazer poderia entrar em depressão típica dos que se aposentam e perdem o rumo... sem novas metas e ideais. E já que tinha esta meta e sonho... eu não o estava induzindo nem profetizando, apenas mostrando ser uma opção viável pelo mapa de sua vida.
Que ousasse, que realizasse seu sonho!
Ele hoje tem um grupo de estudos espiritualistas onde emana a paz!
Está graciosamente integrado e feliz.
Encontrou seu Norte!

O que me encantou no mito foi essa dualidade terra e ar, concretude e imaginação.
Nem sempre conseguimos trazer à tona com perfeição o que temos de intuição.
Há sonhos e sonhos, visões e visões...
há que se intuir e analisar com a razão...
com a fé raciocinada talvez.

Há que procurar manter essa ligação entre os dois hemisférios do nosso cérebro:
o Esquerdo - racional, lógico e o Direito - o intuitivo, a imaginação, o espiritual, o artístico.
Embora atualmente todos nos digam o mesmo: a resolução de nosssos problemas partem de dentro de nós, seja um chavão, que nos aflige mais e mais pois estamos perdidos...
é esse o caminho: olhar dentro de nós mesmos.
Só eu conheço o que se passa em mim.
Não adianta viver a procurar gurus e mestres.
É por tal que no altar de Delfos havia a inscrição famosa de Sócrates:
"Conhece-te a ti mesmo."
Só nós mesmos temos a chave de nosso mundo interior.
Olhar para dentro como Jung nos recomendou: é "acordar"!
 Caso tenha dúvidas, tente sempre seguir sua intuição, ler muito, dedicar-se à uma religião que lhe dê suporte e que seja séria. Não caia nos embustes da mistificação.
Estude, leia, pesquise.
E não se amedronte, pois o coração aquietado e calmo é um ótimo conselheiro.
Procure ajuda de um terapeuta, se necessário, mas não aqueles que te dizem "tudo", pois é passar a responsabilidade da nossa vida a outro.
Abra teu desejo aos céus, peça ajuda,
e Ele te responderá. 

SIGA SEU CORAÇÃO.
ESTUDA. AMA. CONFIA.
Abra os olhos da mente e do coração.

Nenhum comentário: