Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

É possível reunir Ciência e Misticismo?

Conversávamos sobre um amigo nosso cujo filho , desde os primeiros meses de vida, por estar sempre doente, tomava a cada consulta com um médico amigo e de confiança deles um antibiótico diferente. Claro que isto nos preocupava. Meu segundo filho adoeceu aos seis meses e por inexperiência nossa, assim foi tratado... mais tarde ao nascer os seus dentes definitivos reparamos que justo o incisivo frontal surgira bonito mas com uma mancha branca arredondada; tem ele até hoje essa marca, quase imperceptível pois sua arcada é bem feita com dentes alvos. O que nos foi dito por dentistas que isso era o resultado da "agressão" por esta batelada de antibióticos.
Relatamos ao nosso amigo, e falamos que nos tratávamos nossos meninos, já então com nove, sete e um aninho com médico homeopata.
Este amigo até zangou-se ...disse que o "seu amigo doutor" era insuperável e que colocava suas "mãos no fogo" por este.
Uma verdade: meu terceiro filho, só foi tomar o primeiro antibiótico aos 15 anos. E até hoje é raro o uso de tais medicamentos.
Como este médico, por acaso, era espírita (pois nem todos os homeopatas o são) este amigo me disse o seguinte:
Que confiava na Ciência e não em médicos que recebiam"espíritos", melhor dizendo , a palavra que usou foi "macumbeiros".
Após tanta ignorância explícita, nos calamos, até com certo penar, mais pela criança pois o pai ... tinha seu direito de escolhas.
Após dois anos ele veio a nós pedindo urgente o telefone do nosso "macumbeiro" ( que não era mesmo rss) desesperado pois o tal doutor disse que não tinha mais o que passar para a criança, que já tinha feito todo o possível. (acho que a culpa era do menino...)
Ora, ora! O casal acordou!!!!!
Hossanas... precisou que a criança sofresse tanto...
Demos o nome e até hoje a família toda se trata com este "macumbeiro"
(Deus nos livre de nosso próprio Eu mal informado!),
um excelente Médico Homeopata, formado em Medicina que trata o Homem como um ser humano dotado de corpo e alma e que acredita em nossa energia vital, e que as doenças primeiro se instalam no nosso corpo perispiritual e, de tantas "repetições" nossas... brotam, somatizam no nosso corpo carnal.

Esse intróito foi para trazer a vocês, amados leitores, o posicionamento do fisico Frijof Capra acerca desta dificuldade da união entre dois paradigmas presentes no mundo: o Cientificismo newton-cartesiano ( lógico, provado e muito amado pela rica e poderosa indústria farmacêutica) e o paradigma Holístico, Transpessoal, do Homem Total .

Com a palavra o físico:

" Ciência e Misticismo"

"Estará a ciência moderna, com todo seu sofisticado maquinário, apenas redescobrindo a milenar sabedoria oriental?
Deverão, portanto, os físicos abandonar o método científico e começar a meditar?
Ou será possível haver uma influência recíproca entre ciência e misticismo - talvez mesmo uma síntese?

Eu acho que todas essas perguntas têm respostas negativas. A meu ver, a ciência e o misicismo são duas manifestações complementares da mente humana: manifestações de suas faculdades racionais e intuitivas.
O físico atual vê o mundo através de uma extrema especialização da mente racional; o místico atrvés de uma extrema especialização da mente intuitiva.
As duas abordagens são inteiramente diferentes e envolvem bem mais que uma certa visão do mundo físico. Contudo, elas são "complementares", como aprendemos a dizer na física. Uma não é abarcável pela outra nem pode ser reduzida à outra, mas ambas são necessárias, suplementando-se para uma compreensão mais completa do mundo.

Lembrando as palavras de um velho provérbio chinês, os místicos compreendem as raízes do TAO, mas não seus galhos eramificações; os cientistas compreendem os galhos, mas não as raízes.

A ciência não precisa do misticismo, e o misticismo não precisa da ciência, mas os seres humanos precisam de ambos.

A experiência mística é necessária à compreensão da natureza mais profunda das coisas, e a ciência é essencial à vida moderna. Por isso, o que precisamos não é de uma síntese, mas de uma interação dinâmica entre a intuição mística e a análise científica."

(Fritjof Capra)

* texto entre aspas extraído do livro ' Caminhos Além do Ego - uma visão transpessoal'

6 comentários:

Maria Lúcia disse...

Oi
O que falo sempre
que esse mundo
devia ser mais
espírito menos
matéria.
Obrigada
pela visita.
fique chique
na sua telinha.
Beijos...
Lúcia.

Kelly Kobor Dias disse...

Sabe, lendo sua história me lembrei muito da minha irmã. Sua filha faleceu há dois meses, mas nos últimos anos se tratava com o mesmo médico da minha irmã.
Esse médico é espírita, e desde que minha sobrinha se foi, ele tem ajudado muito minha irmã. Não o conheço mas sou muito grata por minha irmã poder contar com o apoio dele, e pelo fato de ser médico e médium fico mais tranquila pois sei que ela está bem amaparada.
beijos

Zininha disse...

Acho que que não tenho subsídios suficientes para analisar suas colocações...

Acho que em tudo que empreendemos na vida, temos que muita fé...

Deixo beijos minha querida...

Maria Izabel Viegas disse...

Maria Lucia,
Eu penso assim também... dar mais valor às coisa da alma. Valorizar menos o material, aquilo que não nos faz falat...
Então, gostou do selinho?
Ficou bonito , não é mesmo?
Foi feito por vc!!
Beijos querida!
Obrigada sempre!

Maria Izabel Viegas disse...

Kelly,
triste o que aconteceu, mas nestas horas o conforto do Pai sempre vem.
É reconfortante ter fé em algo superior, na espiritualidade, senão ficamos "semchão".
Obrigada por compartilhar.
beijos no seu doce coração e
Grata por estar aqui!

Maria Izabel Viegas disse...

Amiga Zininha, tens sim...és uma querida!
Agradeço e muito tua presença. São amigos que nos fazem ira à frente...
Obrigada!
beijos no teu coração!