Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sábado, 5 de dezembro de 2009

O morrer, renascer do Ipê Amarelo - lei da Natureza





"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensina-lo a amar seu semelhante"

Albert Schwweiter - Nobel da Paz em 1952

Fiz há pouco uma obra em casa. E vi um rapaz bem novo, ajudante do ajudante do ajudante de pedreiro todos os dias ao chegar trazendo notícias do tempo.
E me dizia: "o mundo está ficando doido, até o tempo";
sábio rapaz, sem quase ter estudado, pelo menos olhava "além das madeiras e telhas", tinha maior visão que os demais; já se importava com algo maior...olhar o céu!

Claro, precisavam de sol para a fazer o serviço rápido, que aliás não fizeram, isto por "incompetência", (outra imperfeição do homem) que não chovesse.
Interessante que os seus chefes não se importavam... na verdade se chovesse ou não, o problemas era nosso, dos donos.
Chovia, iam embora... e nós com as goteiras, pois era no telhado a tal obra. (outra imperfeição do homem, "a indiferença ao sofrer do outro"), o ego fala mais alto!

Enfim, vivemos todos os dias antes de sair a verificar o Canal Clima Tempo
pois não existe mais "Estações do Ano" DEFINIDAS. ~

Antes podíamos guardar no Verão, bem arrumadinhos no armário ou closet, todos os agasalhos de lã e vice versa. E agora...ontem mesmo sai com roupa de verão e um agasalho, um calorão e uma chuva com um vento gelado.

E por que sofremos tanto com as intempéries? Todos reclamam...mas a maioria nem se dá conta do imenso poder detruidor do Ser chamado Humano.

A Natureza, pobre Natureza vive também esta insegurança, um conflito total.

Olhem só:



Minha "Flor de Maio" que aqui no RJ sempre abria em flor em junho, este ano abriu as flores em períodos, vezes tentava abrir e parava...começava o calor de 38° graus no inverno. Pobre menina!

Meu Ipê-Roxo, esse também, ficou perdido...ora caiam as folhas e surgiam espaçados grupos de
flores...ora começavam a surgir folhas pequeninas, esse vai e vem não a deixou florir majestosa como dantes.... completo caos...aqui mesmo na minha frente.

O grande vilão para mim não é o Efeito Estufa... é o Efeito COBIÇA!

A Cobiça não é um dos 7 pecados capitais , mas é que move os homens a maltratarem tanto a Natureza, animais e vegetais, entre outros fatores.

Pessoas comuns como eu , entrevistadas em noticiários, conclamam para que os homens tomem consciência.
Mas posso contar na rua que resido ...

temos apenas de 145 casas, umas 4 árvores e uns 6 arbustos nas calçadas.

Se fossem estrevistados: clamariam por uma nova Conduta Ecológica!
Contabilizando: 10 amantes da Natureza
e 13o sem folhas para varrer...
com sol ardente aquecendo suas calçadas (algumas de pedras de granito que fervem!)
pessoas estas que talvez não entendam que se houvessem pelo menos umas 100 árvores ,
isso contribuiria para melhorar o Aquecimento Global.

Muitos traduzem cobiça como sinônimo de "ambição" , aquela que devemos ter na medida certa pois até para fazer o Bem , precisamos, ambicionar algo maior: a bondade, a perfeição, a caridade.

Já ouvi dizer:
" A cobiça não é pecado"

e em contraponto:
" A cobiça é insaciável; para o cobiçoso, Tudo é pouco"

E Charles Chaplin, na sua genialidade, afirmou palavras preciosas:

"A cobiça envenenou a alma do homem, levantou no mundo as muralhas do ódio e
tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticidios,
Criamos
a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A
máquina,
que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos
conhecimentos
fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e
cruéis. Pensamos em
demasia e sentimos muito pouco. Mais do que máquinas,
precisamos de HUMANIDADE."


E eu , porque resolvi tudo isto lhes escrever?

Fiquei extasiada com a revolta dos pequenos. Lembro-me do Oráculo quando fala do "Poder de Domar os Grandes"

Esta notícia, já circula na internet, mas... pode ter alguém que não tenha lido; vale relembrar.

O poste que ressuscitou - amo a Fenix!

MORRER E RENASCER: " O Poste que Floresceu".

Normalmente nas cidades pequenas usam-se postes de troncos de árvores. Já vi de eucaliptos, árvores não oriunda do Brasil, que cresce rápido, própria para Reflorestamento.

Mas nunca tinha visto alguém cortar e usar o tronco de uma árvore nobre, como o Ipê - no caso o amarelo - para fazer postes de iluminação;isto aconteceu em Porto Velho, Rondônia. bem perto da Floresta Amazônica. Atualmente a maioria das madeiras nos chegam"verdes", causando problemas na construção, pois entortam e criam fissuras. mas a COBIÇA , a talzinha que quer cortar para ganhar moedas, põe a mão em tudo.

Dinheiro, Money...Lucros excessivos e abusivos.

"O poste de madeira era (espanto e ignorância!) um tronco de IPÊ AMARELO, foi instalado, fios e etc... só que foi arrancado "verde" (claro, mata-se a árvore viva e não morta), a madeira não estava seca ... ninguém viu.

Desculpem-me mas não viram pois não quiseram ver, afinal era um poste, e poste não vale nada. o que vale é a energia elétrica...

Consegue-se distinguir madeira seca da verde... até eu, leiga que sou, já consigo!

Então aconteceu o MILAGRE DA MÃE NATUREZA: o Ipê criou raízes e brotou, tornando-se lindo e frondoso!

Hoje é ponto turístico...será que há lá uma placa falando da Insana Cobiça e Crime Ambiental que ali se realizou!

Ou será como a Muralha da China, que a cada vez que vejo, sinto arrepios ao ouvir os lamentos das vozes dos que morreram, escravos, a construí-la!

Nem sempre Monumentos têm Energias Gloriosas e Puras. Lá estão enterradas súplicas de Dor, que ecoam com os ventos gelados!

Brindemos nosso IPÊ AMARELO, já que serve como exemplo para nós HUMANOS - a Vida é mais forte que a Morte, que Viver é nossa Missão, que o Aqui e Agora são importantes. momentos únicos que determinarão o nosso Amanhã.

Eu desejo tanto... ao sair da vida ter uma Auréola de Flor!

E você? Com certeza. SIM!

Eis a reportagem. é só clicar na imagem que aumenta e lê-se o texto!

E aqui, após o susto para a população e para os responsáveis pela instalação... o Ipê Amarelo Vencedor , algum tempo depois, quando a SEMA solicitou a mudança da rede elétrica para um poste de concreto colocado ao lado para preservar o IPÊ!

VIVA! Ele está ainda lá... sua floração é no mês de julho!

Bendita Mãe Natureza!

Bendito instinto de sobrevivência deste HERÓI!

Ponto para o IPÊ!


CELEBREMOS... e repensemos nossos atos insanos.



***Obrigada amiga poetisa Luisa Ataide , do Blog "Liberdade Condicional"
Foi a sua lembrança que me motivou.


7 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Amiga. Que neste Natal possamos ter mais consciência e bom senso e menos cobiça e outras coisas ruins.
Tem selino de Natal para você em meu blog. Beijos.

Rosan disse...

olá.muito bonito o ipe, e que lição para nós homens 'civilizados', que destruimos tudo por onde passamos...
e a tal cobiça, um que cobiça, isso, outro que cobiça aquililo...e assim o mundo vai se perdendo.
ainda bem que ainda existe pessoas do bem, e acho que cada dia tem mais pessoas do bem surgindo aqui e ali...
um beijo, e parabéns ao ipe, esta ele venceu.
Rosan

Luísa Ataíde disse...

Isabel sua postagem sobre o Ipê ficou excelente, Grata pela menção ao meu nome. Mande, por favor um email para luisaataide@gmail.com , eu tentei acessar o seu email e não consegui.
luisa

Maria Izabel Viegas disse...

Boa noite, Luisa querida
Ontem coloquei teu nome no navbar e o link a o teu Blog .
como hoje fiz um post coloquei vc citada e com link ao teu Blog.
Meu e-mail é:
izabelviegas@gmail.com
Obrigada de coração!
Beijos e sempre obrigada.
Carinhos
Izabel

Cris Tarcia disse...

Lindo texto, que o homem possa mudar sua atitude em relação a mãe natureza.

Beijos

Maria Izabel Viegas disse...

Já volto, queridas... vou responder, sim?
Obrigada!
Beijos por estarem comigo!

ღ SOL ღ disse...

Maria Isabel,
Muita informação a ser aprendida, e conscientizada. Parabéns pelo que nos tem passado. Deixo comentar que ganhei uma Flor de maio e só agora começou a nascer brotos da flor. Estou anciosa para postá-la depois. Beijos