Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Selo de Natal e algumas considerações....


Este é um Selo de NATAL - meme em que devemos, além das regras:

1. Postar o selo. feito!

2. Dizer o nome e Blog de quem lhe presenteou;
Minha amada Maria José do iluminado Blog "Arca do AutoConhecimento".
Sempre obrigada, amiga querida!
Você foi este Ano um presente de Deus na minha Vida!

3. Dizer 3 desejos seus para o Natal.

4. Indicar 12 blogues que gosta muito.
aí complica: pois quem está aqui comigo, eu gosto de paixão e fica difícil escolher.


Bem, este Meme é meio difícil de ser respondido por mim.
Não sou muito fã do Natal.

Dizem que é uma oportunidade de se reunirem as famílias e trocar presentes.
Para isto não deveria ser preciso um dia de Natal.

Quando criança era um dia maravilhoso, pois era o aniversário de minha avó espanhola, meus pais, meu irmão mais meus tios e tias e famílias.
Enfim, juntava-se uma espanholada e , claro, o resultado era
muita alegria e algumas confusões... imperdíveis; ansiada por todo o ano.
Não havia entre nós o costume de dar presentes.
Só a presença no aniversário da Matriarca , uma "malagueña salerosa", já era o suficiente.
Se havia presentes, e talvez sim... disso não me lembro.
Adorava ouvir as Histórias dos mais velhos e as brincadeiras entre todos.

Pelo menos ninguém se vestia de Papai Noel ,
Era o aniversário de minha agguella e de Jesus.
Numa família de Marias, Juan, João, 4 Izabéis, e José...
Noel não tinha vez.
Eram mais bíblicos.
:)
Eles não transformavam este dia num dia comercial.
Sou imensamente grata a eles por isso.

Quando meus filhos eram pequenos passamos a trazer de volta Papai Noel,
enfeites, presentes, Ceia, mesa bonita.
Lembro-me que sempre colocava meus copos de cristal para os meninos.
Bem, resultado: dos meus jogos de cristal muitos me faltam, mas eu nem ligo.
Eles amavam aqueles copos lindos!
Quebravam pois eram três levados da breca e mais sobrinhas...
Fazer o quê?
Até hoje quando vêem os copos(restantes) olham com carinho e relembram.
Felicidade na lembrança.
Mas por incrível pareça, nenhum dos meus filhos pedia nada a Papai Noel;
parecem que já nasceram sabendo que éramos nós, meu marido e eu,
seus Papai e Mamãe Noel.

Enfim cresceram...
Sinceramente eu não gosto do Natal.
Pois que muitas pessoas ficam tristes pois nada têm, principalmente as crianças...
Um dos principais motivos é aquele alvoroço consumista, na ânsia de se comprar,
gasta-se o que não se tem .

Estes dias mesmo ouvi do Ministro daqui destas terras que diminuíram o IPI de móveis de madeira( obedecendo a um Lobby, sem dúvida) para o povo gastar (sorrindo disse a autoridade) seu (excasso, palavra minha) 13° salário em móveis, "dar uma melroradazinha na casa"...

Acho que Jesus deve estar penalizado de ouvir tais coisas após
mais de 2000 anos de sua Excelsa Vinda ao nosso planetinha.

Logo meus 3 desejos seriam:

1. Que os Homens pensassem mais em Jesus, menos no Papai Noel e fossem mais generosos e justos nas suas leis e na Distribuição de Renda... pois que zilhões de crianças poderiam ganhar presentes e comerem numa mesa farta... se houvesse Igualdade Social.

2. Que todos pudessem ser mais felizes não só no Natal, e sim todos os dias do Ano!


3. Que deixassemos os pobres animais vivos, não os sacrificassem para enfeitarem a mesa, em que se comemora o nascimento de um Menino - Jesus
que nasceu pobre, numa Manjedoura, em bercinho de palha no meio de animais, que após seus Pais Santos: Maria e José,
foram os primeiros a adorá-Lo.


Dito meus 3 desejos, vai abaixo algumas considerações minhas...

Na hora de comprar presentes dê algo feito por você mesmo, um beijo, dê Alegria e Amor ao outro.
E não dê um presente... sem pensar no amigo ou parente presenteado, pois ninguém consegue entrar em lojas logo no dia 26 de dezembro, tantas as filas de trocas.
Não é obrigação.
Festejemos, sem aumentar os números esperados pelo governo.
Assim sendo...

Feliz e... Mais Justo Natal!

E que lembremos que castanhas, nozes e etc são próprios para os climas frios.
Talvez assim o preço ficasse menor, muitas vezes chegam aos mercados já quase estragadas..

Comamos frutas... são lindas, nutritivas e fartas!


Não matemos e enfeitemos nossa mesa com animais sacrificados e mortos!

E afinal, por que o Chester só aparece no Natal?
Ficará ele recluso o ano inteiro numa engorda cruel para ser despejado no Natal competindo com o pobre peru?

Desculpa-me Papai Noel... eu sou brasileira, não entendo como pode alguém num calorão destes vestir-se de roupa vermelha e tão quente?
Imaginem em Salvador , na Bahia... terra do trio-elétrico, do Olodum...
E
nem temos chaminé...a maioria tem churrasqueiras...
que tem uma chaminé curta e perigosa para o bom velhinho.





O que achei na Wikipédia:

"Embora um personagem ficticio, uma das pessoas que ajudaram a dar força à lenda do Papai Noel foi Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega de Nova Iorque, que lançou o poema Uma visita de São Nicolau, em 1822, escrito para seus seis filhos. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renasEle também ajudou a popularizar outras características do bom velhinho, como o fato dele entrar pela chaminé,

O caso da chaminé, inclusive, é um dos mais curiosos na lenda de Papai Noel. Alguns estudiosos defendem que isso se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano.

No poema, várias tradições foram buscadas de diversas fontes e a verdadeira explicação da chaminé veio da Finlândia. Os antigos lapões iviam em pequenas tendas, semelhantes a iglus que eram cobertas com pele de rena.

A entrada para essa “casa” era um buraco no telhado.

A última e mais importante característica incluída na figura do Pai Natal é sua blusa vermelha e branca. Antigamente, ele usava cores que tendiam mais para o marrom e costumava usar uma coroa de azevinhos na cabeça, mas não havia um padrão.

Seu atual visual foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1886, na edição especial de Natal. Em alguns lugares na Europa, contudo, algumas vezes ele também é representado com os paramentos eclesiásticos de bispo, tendo, em vez do gorro vermelho, uma mitra episcopal.

e mais:

"Nos países do norte da Europa, diz a tradição que o Papai Noel não vive propriamente no Pólo Norte, mas sim na Lapônia, mais propriamente na cidade de Rovaniemi, onde de fato existe o "escritório do Papai Noel" bem como o parque conhecido como "Santa Park", que se tornou uma atração turística do local. Criou-se inclusive um endereço oficial como a residência do Papai Noel, a saber:
Santa Claus
FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finlândia
http://www.santaclausoffice.fi

Em função disso, a região de Penedo distrito de Itatiaia, no Rio de Janeiro, que é uma colônia finlandesa, se auto-declarou como a "residência de verão" do Papai Noel."


Amados meus, a tarefa de indicar os 12 Blogues...
mas gosto muito de todos vocês!

Deixo aqui este lindo selinho e aqueles que gostarem, por favor, levem!!!
Todos vocês são queridos do meu coração!

4 comentários:

Suely C Bezerra disse...

Oi Bel amada chegando fim de ano e vamos ficando com tempo curto ,mais sempre dá pra passar no teu cantinho pra deixar meu carinho.Fica na paz,beijos na alma


PARADOXO DO NOSSO TEMPO

Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente.
Nós bebemos demais, gastamos sem critérios.
Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e raramente estamos com Deus.
Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.
Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.
Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.
Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.
Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.
Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.
Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos cada vez menos.
Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande, de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.
Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.
Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas 'mágicas'.
Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.
Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão aqui para sempre.
Lembre-se dar um abraço carinhoso em seus pais, num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.
Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame... se ame muito.
Um beijo e um abraço curam a dor,quando vêm de lá de dentro.
Por isso, valorize sua familia, seus amores, seus amigos, a pessoa que lhe ama...
E, aquelas que estão ao seu lado, sempre..!

ღ SOL ღ disse...

Maria Isabel,
Achei bem interessante da maneira como postou o mesmo selinho que ganhei. Até das pesquisas feitas. Gostei muito da forma que colocou. Beijos.

Maria Lúcia disse...

Oi
Esse blog cheio de
novidades.
Pessoas fazendo
comentários,
muito bonitos.
Meu blog é
enrolado to
mudando o jeito
dele se quiser
o meu L eu te
mando por e-mail.
Tudo de bom
pra você,
muita paz e luz.
Beijos...
Lúcia.
lucia@blogdalucia.com

Unknown disse...

:)

O que escreveu trouxe-me a lembrança de uma situação que me aconteceu quando eu tinha cerca de 2 anos e meio...(não é que me lembre, mas ouvi contar à minha mãe)...
Ela e eu, logo a seguir ao dia de natal, iamos nos transportes publicos e o revisor, perguntou-me quem me tinha dado a camisola que eu tinha vestida... e eu: " foi o menino Jesus, mas o meu pai é que comprou!".
Naquela época, era o menino Jesus que colocava as prendas no sapatinho e não o pai natal, pelo menos em Portugal... (ou na região onde eu vivia!)
Colocava mesmo um sapato perto da lareira, e era com imensa ansiedade (no bom sentido), que me resignava ir para a cama e esperar pelo dia seguinte para ver o que lá havia...não era pelo valor da mesma, mas pela aventura em si... Até fazia de conta que acreditava que fora o menino Jesus que me presenteara, mas desde muito cedo que percebi que eram os meus pais.
É uma grata recordação que tenho, dos meus tempos de menina...
beijinhos