Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Uma dúvida: Soltar fogos é sinônimo de Alegria?

Ontem , na noite do dia 24 de dezembro, fiquei apreensiva com a quantidade de fogos que soltaram.
E assustei-me com o comportamento das pessoas, pois minha residência fica num bairro bem calmo..
Já passava das 24 horas, madrugada de 25 e não paravam de soltá-los.
Nunca tinha acontecido isto.
Sempre há muitos festejos, o céu fica realmente lindo..
colorido na entrada do ANO NOVO!
O que me fez pensar e muito foi a quantidade de fogos
com mais barulho que Show de Beleza e Cores.
Poucas cores...muito barulho!
Acordamos mais tarde, inclusive com o que, na verdade, mais pareciam "bombas".
Era guerra!!!
Me senti num bombardeio, numa linha cruzada...

O que será que acontece com o povo?
Não sabem falar baixo, só aos gritos.
Têm-se a sensação que são mil conversas paralelas,
onde o tema certamente não era :
- Como amamos o Mestre da Cerimônia!

Penso que o aniversariante não estava na festa
nem dentro de corações
pelo aroma de churrasco...
foi comido o presépio!!!

Convidaram o amigo oculto
o CD de pagode
o pernil e o peru
as bombas festejantes
a Cerveja e a Coca Cola...

Esqueceram a prece,
o silêncio da alma
a alegria serena da harmonia
o real sentido do Natal...
afinal...
está chegando o Ano Novo...
depois o Carnaval
e lá vem chegando saltitante
o Coelhinho da Páscoa!!!

Ontem não foi a Noite de Natal?
Eu estava sonhando?
Onde a noite de alegria,
de calma e de paz?

Lembrei-me da letra da música "Noite Feliz",
que inicia assim:

"Ó Jesus , deus de amor
pobrezinho nasceu em Belém..."

E termina:

"Dorme em paz, ó Jesus...
dorme em paz... ó Jesus!!!"

COMO?
Como dormir em paz ?
Quem vai dormir com um barulho destes?

Meu Deus, fazei com que os homens ACORDEM!
O aniversário de Jesus é PAZ!!!!

Lembrem-se que Natal não é início do desfile
de cada Escola de Samba na Avenida,
no Sambódromo do Rio de Janeiro.
Espetáculo lindo, emocionante...
mas é Carnaval!

E nem jogo de futebol no Maracanã.
Nenhum time estava jogando...
nem Vasco da Gama , nem Flamengo, nem ...nem...


Pobres animaizinhos, cães e todos os demais, como sofrem...
Ainda bem que minha cadela rottweiler é mais calma e tranquila...
dormia serena.
Meus outros cães, tinha eu que sedá-los.

Estou realmente confusa:
Soltar "bombas" é sinal de alegria m-e-s-m-o?

ou já estamos nos acostumando com o nível de agitação,
com as guerras inúteis travadas e fomentadas
pelos Grandes Egos Mundiais,

Com os filmes de "ação",
até o Cristo Redentor foi detonado no filme 2012!
Os Estados Unidos da América, coitados,
são o alvo de todo ataque de ETS,
por que será?

Acostumamo-nos com o Caos... é?
E com a alegria mascarada e alucinante?

Se Papai Noel... estivesse passando por aqui seria atingido
por um míssel de festiva Alegria...certamente!

Eu estava em paz...
apesar do barulho,
mas juro que num certo momento...
sai de perto da janela!

Louca alegria!

O pior que nos acontece na vida é quando nos acostumamos...
Cuidado... é como a cegueira do livro de Saramago:
contamina... pois assim nos permitimos.

Alegria, ó povo de Deus, é sentir o coração em sintonia com o Cosmos!

4 comentários:

Luz Cardoso disse...

Que sintas a paz a cada passo que dás, no caminho da vida.
Que sintas a profundidade de cada instante.
Que permitas ao teu coração ampliar-se para tocar, através de todos os sentidos, a alma de cada ser que passa no teu caminho.
Que sorrias generosidade.
Que respires luz.
Que tragas a magia no olhar.
Que sejas alegria.
Que o Natal, esta festa de amor que agora se celebra, seja uma flor a desabrochar, todos os dias, no teu coração.
Que em 2010 vivas no teu coração e o amor vença todas as dificuldades...porque a vida só faz sentido se for vivida como uma dança serena num jardim florido de amor.

Namastê!

Com amor,
Luz Cardoso

Rosan disse...

oi Maria Izabel.
faz tempo que não vejo tanta verdade num texto,concordo com tigo em todos os generos, hoje as festas são sempre assim muito barulho, gritaria, rojões, que são estas bombas que estouram noite adentro, não são fogos coloridos, são para fazer barulho mesmo....
aqui em minha cidade não foi muito diferente, eu tinha ido dormir antes da meia noite e fiz uma prece, foi bom, porque depois o barulho foi grande, e foi dificil conciliar o sono.
em outubro acontece aqui uma festa de N.Senhora Aparecida e dos motoristas, as pessoas passam o tempo todo estourando estes fogos barulhentos por dias pois tem novena, e te digo é algo praticamente insuportavel...
não entendo também onde está a alegria nisso...

um beijo de luz

Maria Izabel Viegas disse...

Amada Luz... lindas palavras...
foi um presente que me ofertou neste Natal.
Obrigada pela beleza da sua alma e pela sabedoria que nos agracia generosamente.
Seu desejo é o meu desejo a vc!
Paz, Amor, felicidade!
Beijos n'alma

Maria Izabel Viegas disse...

Amig querida rosan,
vejo pelo seu depoimento e pelo que outros amigos comentaram que este foi um ano atípico rsss
Todos, em diversas Cidades e Estados resolveram imitar os fogos das linhas cruzadas do triste espetáculo de horror que se passa entre morros( destes muitos são vítimas por não terem onde morar); mas , os outros ...será que já estão todos se acostumando e co-partícipes nesta festa louca?
beijos querida e obrigada pelo comentário.