Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Panta Rei ... Tudo muda!

PANTA REI = TUDO MUDA

"Tal qual um dos trabalhos impressionantes dos monges budistas que fazem mandalas de sal colorido...
... feitas com o maior cuidado e com a maior dedicação ¹, elas são desmanchadas logo depois de prontas para demonstrar a transitoriedade das coisas na vida, mesmo que elas exijam o maior esforço.

Assim é que nós devemos encarar o dia-a -dia.
Sempre prontos para começar tudo de novo, se precisos for.
Perca o referencial de vez em quando.
Saia de sua zona de conforto.
Dê oportunidade ao imprevisível.
Nada é mais certo que a incerteza.
As coisas têm o valor que nós damos a elas...

"PANTA REI" é uma expressão do pensador Heráclito, que significa "TUDO MUDA" (tudo flui, nada persiste...)

e ele usava como metáfora filosófica a idéia de pisar num mesmo rio, que um milésimo de segundo depois de pisado, já não era feito da mesma água.

A SAÚDE - a nossa maior dádiva!

A ORAÇÃO - a solução para os dias atuais com a Terra em transição!

A PAZ - busque-a na sua Energia Vital, no interior de seu ser!

O AMOR - o elo, a razão e o entendimento para tudo!

O PERDÃO - a ascensão espiritual!

O TRABALHO - é o nosso estímulo!

O PERDÃO - é a chave para a felicidade...

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a Paz de Deus!"

*desconheço o autor

Acredito que Deus nos envia sempre seus mensageiros quando necessitados estamos
de ouvir a sua Voz!
E temos em nós a capacidade latente de entender os sinais....

Mas estamos aqui na Terra envoltos em infinitos véus...
que nos faz em dados momentos
duvidar da Vida ,
duvidar dos outros
e principalmente... duvidar da nossa capacidade
de realizar o milagre da mudança do tônus do nosso pensamento.

Realmente, "nada é mais certo que a incerteza"...
foi este o ponto que me tocou neste texto, imaginem!

E é assim... se a incerteza é a nossa única certeza,
podemos atribuir outros valores como certos,
redefinir novos padrões...

Afinal, nasci sozinha!
Claro que com ajuda - principalmente de Maria e Alberto - meus amados pais.
Mas no primeiro momento "eu" decidi respirar
e então, passei legalmente a ter o direito de ser:
Maria Izabel.

E eu chorei...
ao receber o ar que me daria condições de Ser!
Chorei... de dor? medo? o desconhecido?
da incerteza do novo mundo que se abria para mim?
Não o sei... eu era tão pequenininha.
Sabe-se lá porque chorei...

Mas hoje posso tentar chorar mais ...
mas de alegria!
De tristeza, sim posso!

Não posso é me permitir viver chorando
por medo do que virá, do que ainda não aconteceu.
E posso, já que eu nasci só ... ser eu mesma a condutora do meu destino!

Todos meus Renasceres podem ser igualmente uma decisão minha:
minhas escolhas, quem eu desejo junto a mim, o que realmente quero da vida!
E assim nunca mais ter incerteza...
pois certa estou que eu conduzo o meu coração.
Para onde as brisas sopram mais docemente...
Para além do infinito...
Para compartilhar tudo que gosto e sei...
Para aprender a Viver e Conviver.
pois que ninguém vive só...
só saberei quem eu sou no espelho do olhar do outro!

PANTA REI!
tudo flui, nada persiste...
só o meu propósito firme de entender...
que me tornarei "amanhã" naquilo que "hoje" penso que sou...


1. um trabalho que leva por vezes 30 dias de dedicação e que são desmanchadas e atiradas após, nas águas do rio.

** Agradeço a amiga querida Lena Bosi
por existir e pelo belo trabalho
que faz na divulgação e difusão do BEM!
DEUS te Abençoe por todo o sempre!

12 comentários:

Paula Mello disse...

Maria Izabel, espero que tenha tido um santo aniversário de Jesus, e passei para desejar que 2010 traga muita paz, amor, claridade e harmonia pra todos nós!!
Um beijo em teu coração!

Unknown disse...

Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar de opinião, porque não me envergonho de raciocinar e aprender .

Abraço.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Izabel, minha amiga de sempre. Passou o Natal, e com ele, aquela sensação de acomodar num só dia o atraso de bondade e humanidade do ano inteiro.
Façamos diferente. Que possamos destilar um pouco desse espírito natalino em doses diárias no ano que se inicia.
Obrigada pela convivência maravilhosa em 2009. Que esta amizade seja renovada em 2010. Beijos.

Cris França disse...

um belo conceito esse minha amiga, sempre digo aos meus, que se forem foram planejar algo na vida, que planejem se surpreender... sempre! um beijo cheio de carinho!

Noé disse...

Feliz Ano Novo!

Maria Izabel Viegas disse...

Paulinha,
obrigada, foi tranquilo sim...pois foi um dia como outro qualquer, só que mais calminho... RJ vazio, todo mundo sumiu!!!
Festejamos o aniversário de um dos meus filhos,no dia seguinte...foi um dia muito feliz!!!
E e desejo também um Ano de muito Amor, Prosperidade e Paz!

beijos n'alma.

Maria Izabel Viegas disse...

manuel querido amigo... é por isto que aprendo a cada dia a gostar mais de vc!
Mudar de opinião quando somos convencidos pela razão é para mim uma abertura da mente e um clarão espiritual. É assim... parece que evoluimos, não?
Beijos amigo!
Obrigada por aqui estar!

Maria Izabel Viegas disse...

Amiga Maria José,
foste agraciada com teu nome, estou aqui a olhar... trz em vc as marcas da mãe e do pai de Jesus!!
lindo!!!
E esta tua amiga aqui só agora viu!! rsss

Obrigada, e que todos os dias sejam Natais, o nascimento e renascimento de nosso Ser moral espiritual!
Beijos no seu coração!

Maria Izabel Viegas disse...

Uau, Cris...que sábio conselho:
Que aprendamos a nos supreender conosco mesmos!
Genial!

tem vezes que nos surpreendemos fazendo algo que não devíamos...aí vem a culpa ou sermão.
mas.. realmente temos belos momentos em que ficamos em êxtase por termos feito algo que nos acrescenta, nos faz diferentes, melhores , maiores que nós éramos!

Beijos amada, descansa muuuuuito e seja FELIZ por todos os dias d e 2010e mais e mais...

Maria de Fátima disse...

Olá Maria Izabel, que lindo texto.E que belo trabalho que é a arte dos monges budistas.Beijocas e bom ano de 2010.

Glorinha L de Lion disse...

Maria Izabel, ao ler esse seu post fiquei arrepiada até a medula!Verdade mesmo! Arrepiei muito!
Que coisa linda...e ainda por cima totalmente em sintonia com o que escrevi ontem e hoje...que coisa...estou impressionada!
Será que as ideias estão pelo ar como explica a psicanálise ou é tudo questão de conexão energética?
E eu, a atéia, falando nisso...
Só sei que amei, que amei ...
Beijos!

Semíramis Reis-Flor disse...

Um Terapeuta...vê o mundo com olhos de bondade...auxilia sempre...minimiza o a dor do outro...é simples...é um ser verdadeiro...espalha luz por onde passa...não usa a mídia para fomentar a vaidade, mas para promover a fraternidade.Parabéns pelo blog "amiga do bem!
Semíramis Reis